Nota Informativa • Publicado a 22, Março de 2022 às 12:08

Nota informativa nº 2

 22/03/2022

 

 O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que está a preparar medidas preventivas que possam ser adotadas num possível cenário de um sismo de maior magnitude ou de uma possível erupção, resultante da crise sismovulcânica que está a ser registada, desde do dia 19 de março, na ilha de São Jorge.

Esta preparação está a ser realizada sob a coordenação do SRPCBA, através de contactos com as Câmaras Municipais de Velas e Calheta, Serviços Municipais de Proteção Civil, Corpos de Bombeiros de Velas e Calheta, assim como com outros agentes de Proteção Civil e entidades com responsabilidade nesta área que possam contribuir para o socorro às populações em caso de necessidade.

De acordo com a informação avançada pelo Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), “todos os sismos até agora registados na ilha de São Jorge são de origem tectónica. O facto da crise sísmica se situar no denominado Sistema Vulcânico Fissural das Manadas leva a que se passe a designar por crise sismo-vulcânica, devendo ser considerados todos os cenários, incluindo um sismo de maior magnitude ou uma possível erupção”.

Face a este dados, os municípios de Velas e de Calheta ativaram esta segunda-feira os seus planos municipais de emergência de proteção civil. Neste momento, já se encontra também na ilha de São Jorge um técnico do SRPCBA para reunir com os municípios e prestar apoio. Paralelamente, está a ser operacionalizado o envio de equipamento de suporte para reforçar a capacidade de resposta da ilha em caso de necessidade.

O SRPCBA apela à população que mantenha a calma, esteja atenta e siga as informações e recomendações difundidas pelas autoridades, não contribuindo para a divulgação de boatos.

           O SPRCBA continua a acompanhar a situação, emitindo novos comunicados caso se justifique.

SRPCBA


Inscreva-se

Receba Avisos Meteorológicos, Comunicados Sismológicos e Notas Informativas na sua caixa de correio.

Escolha os Grupos do Arquipélago dos quais pretende receber notificações:
Pergunta de Segurança