Nota Informativa • Publicado a 23, Janeiro de 2016 às 21:05

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, na sequência dos avisos emitidos pelo IPMA que davam conta da passagem de uma frente frontal fria, que agravou o estado do tempo nos grupos Central e Oriental, informa o seguinte:

- Registaram-se um total de 65 ocorrências, 52 na ilha de São Miguel e 2 na ilha Terceira e 11 na ilha de Santa Maria;

- Essas ocorrências foram maioritariamente referentes à obstrução de vias, inundações e danos em algumas habitações e em várias vias públicas, derrocadas e deslizamentos de terras, tendo- se registado a maior parte das situações no concelho de Ponta Delgada;

- Registou-se um ferido ligeiro, após queda no exterior;

- Registaram-se ainda alguns danos materiais;

- Foram efetuados os realojamentos temporários das famílias cujas habitações sofreram danos nomeadamente, cinco famílias na Ribeira Quente, uma por necessidade e quatro por precaução, uma na Candelária, uma nos Arrifes, e duas na ilha de Santa Maria;

- No momento, todas as ocorrências se encontram encerradas, à exceção da ilha de Santa Maria, onde ainda está a ser efetuado o levantamento dos prejuízos pelas entidades competentes;

Durante esta situação, o SRPCBA contou com vários meios no terreno, nomeadamente, várias corporações de bombeiros, assim como os serviços municipais de proteção civil. Foram igualmente contatadas várias entidades públicas, nomeadamente, direções regionais das Obras Públicas e Comunicações, do Ambiente, Habitação e da Solidariedade Social.

Neste momento, encontra-se em vigor um Aviso Amarelo por parte do IPMA relativo a precipitação e trovoada nos grupos Central e Oriental.

 

O SRPCBA recorda que o eventual impacto dos efeitos pode ser minimizado, através da adoção de comportamentos adequados, pelo que se recomenda a observação e divulgação das principais medidas de autoproteção.

 

PRECIPITAÇÃO

• Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e a retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento.

• Estar atento às informações e indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.

VENTO

• Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, como, andaimes ou placards e outras estruturas montadas ou suspensas.

• Manter limpos os seus sistemas de drenagem e consolidar telhados, portas e janelas.

• Estar atento às informações e indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.

TROVOADA

Ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas.

Não praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar.

Estar atento às informações e indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.


Inscreva-se

Receba Avisos Meteorológicos, Comunicados Sismológicos e Notas Informativas na sua caixa de correio.

Escolha os Grupos do Arquipélago dos quais pretende receber notificações:
Pergunta de Segurança