Nota Informativa • Publicado a 10, Outubro de 2017 às 16:50

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que, segundo o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), a tempestade tropical Ophelia deverá afetar a Região Autónoma dos Açores, nos próximos dias, conforme o comunicado que abaixo se reproduz.

“O I.P.M.A. informa que às 15h (hora dos Açores), o centro da tempestade tropical Ophelia, localizava-se a 1260 km a W/SW dos Açores, sem grande variação da intensidade do vento nas últimas horas: vento médio de 85 km/h e rajadas da ordem dos 100 km/h. O ciclone Ophelia está a deslocar-se para SE a 07 km/h e espera-se que continue a intensificar-se nas próximas horas atingindo a categoria de furacão na 4ª ou 5ª feira. O ciclone deverá continuar com esta trajectória nos próximos dois dias. No entanto, a partir de 5ª feira, prevê-se que o ciclone comece a deslocar-se de novo para NE, aproximando-se assim do arquipélago.”

Pela avaliação dos resultados dos diferentes modelos meteorológicos, existe uma probabilidade entre 5 a 15 % de as ilhas do Grupo Central (Faial, Pico, S. Jorge, Graciosa e Terceira) e de 20 a 30 % de as ilhas do Grupo Oriental (S. Miguel e Sta Maria) começarem a sentir efeitos da tempestade a partir de Sábado (14 de Outubro). Para as ilhas do Grupo Ocidental (Flores e Corvo) a probabilidade de serem afetadas pelo ciclone é inferior a 5%."

 

De acordo com a informação transmitida pelo IPMA, esta situação não deverá causar alarmismo para já, desde que sejam tidas em conta as informações oficiais transmitidas pelo SRPCBA e pelo IPMA, bem como, adoção de medidas de autoproteção em caso de  tempestade, tal como é recomendado pelo Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.

 

Mais informa que o SRPCBA já contactou os Serviços Municipais de Proteção Civil e Corpos de Bombeiros de toda a Região Autónoma dos Açores, mantendo-se em contacto permanente com os mesmos.

 

O SRPCBA e o IPMA, bem como todas as autoridades e agentes de proteção civil estão a acompanhar o evoluir da situação, fazendo este serviço uma atualização da informação sempre que se justifique.


Inscreva-se

Receba Avisos Meteorológicos, Comunicados Sismológicos e Notas Informativas na sua caixa de correio.

Escolha os Grupos do Arquipélago dos quais pretende receber notificações:
Pergunta de Segurança