Nota Informativa • Publicado a 14, Outubro de 2017 às 11:31

 

CENTRO DE PREVISÃO E VIGILÂNCIA METEOROLÓGICA DOS AÇORES COMUNICADO Nº 016/2017/FURACÃO OPHELIA

 

 

 

O I.P.M.A. informa que às 09h (hora dos Açores),o centro do ciclone Ophelia (categoria 2 na escala de Saffir-Simpson), localizava-se a 435 km a SW da ilha Santa Maria.

 

O ciclone está a deslocar-se para E/NE a 40km/h em direção ao arquipélago e é esperado que nas próximas 6h não sofra alteração significativa na sua intensidade. Prevê-se que às18h (hora dos Açores) de hoje (sábado), o centro do furacão Ophelia se encontre a cerca de150km a S da ilha de Santa Maria, continuando o seu deslocamento para NE.

 

 

 

Devido à iteração de uma superfície frontal fria com ondulações com o ciclone tropical Ophelia, prevê-se precipitação forte (superior a 40mm acumulados em1 hora) e acompanhada de trovoada, vento com rajadas que em S. Miguel podem chegar aos100km/h e em S. Maria poderão ultrapassar os 100km/h e ondas que podem atingir os 6 metros de altura significativa.

 

 

 

Para o grupo Central, prevê-se uma intensificação da superfície fontal fria que poderá provocar precipitação forte (superior a 40mm acumulados em 1 hora), podendo ser acompanhada de trovoada.

 


Inscreva-se

Receba Avisos Meteorológicos, Comunicados Sismológicos e Notas Informativas na sua caixa de correio.

Escolha os Grupos do Arquipélago dos quais pretende receber notificações:
Pergunta de Segurança