Galeria Fotográfica

Notícias • Publicado a 16, Setembro de 2016

Nova rede da Proteção Civil coloca os Açores no século XXI na área das comunicações, afirma Luís Cabral

O Secretário Regional da Saúde afirmou hoje, em Angra do Heroísmo, que a nova rede de telecomunicações do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) garante uma resiliência e uma capacidade de comunicação à Região, quer nas operações comuns, quer em situação de catástrofe, que colocam os Açores "no século XXI nas tecnologias de comunicação nesta área”.

Luís Cabral, que falava na inauguração da Sala de Atendimento e Gestão de Emergência da Proteção Civil e apresentação da nova rede de comunicações do SRPCBA, destacou os benefícios desta rede por ser digital, o que permite uma melhor qualidade de transmissão de voz.

“A inauguração desta Sala de Atendimento e Gestão de Emergência, associada à implementação da nova rede de comunicações da Proteção Civil surge exatamente com a perspetiva de proporcionar condições mais adequadas de trabalho em caso de catástrofe ou emergência”, frisou o titular da pasta da Proteção Civil.

Luís Cabral salientou que o novo espaço, “modernizado e adequado em termos técnicos e materiais”, vai permitir aos profissionais trabalhar de uma forma “mais articulada e incisiva”, proporcionando-lhes “uma melhor organização em situações extremas”.

“Apesar de desejarmos sempre o melhor, temos o dever de estar preparados para o pior, de modo a que as atribuições deste serviço, de orientar e coordenar as atividades de Proteção Civil e dos corpos de bombeiros, garantam sempre a maior qualidade aos Açorianos”, afirmou o Secretário Regional.

O projeto de renovação tecnológica da rede de telecomunicações de emergência da Região Autónoma dos Açores visa modernizar e melhorar a cobertura 'indoor' e maximizar a fiabilidade da rede de radiocomunicações do SRPCBA.

Pretende-se ter capacidade, em tempo real, para coordenar os meios e recursos e garantir aos corpos de bombeiros dos Açores, às câmaras municipais, unidades de saúde e órgãos do Governo dos Açores, uma atuação integrada e eficaz, quer em situações de rotina, quer em situações de emergência ou de catástrofes naturais.

Esta nova rede surge também por forma a satisfazer alguns requisitos operacionais, como assegurar de forma eficaz as comunicações de voz (rádio e telefone) e dados entre utilizadores de uma mesma ilha e entre utilizadores das nove ilhas dos Açores.

 A rede visa, assim, seguir um modelo do sistema de transmissão, via rádio e feixes, por forma a prever mecanismos de redundância que assegurem um elevado grau de fiabilidade e sobrevivência, quer a nível das comunicações a efetuar através dos equipamentos instalados, quer a nível das comunicações a efetuar através da rede privativa do SRPCBA e/ou da rede pública.

GaCS/AIC