Notícias • Publicado a 21, Julho de 2017

Criada linha de emergência para pessoas com problemas auditivos e da fala

O Secretário Regional da Saúde anunciou hoje, em Angra do Heroísmo, um novo sistema de emergência de apoio a deficientes auditivos e da fala, baseado no uso do telemóvel, através do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA).

“Este novo serviço completa a rede que temos e vai ao encontro da política do Governo Regional de atualizar permanentemente os sistemas e garantir a segurança às pessoas”, frisou Rui Luís.

A nova linha permite aos utentes com necessidades especiais, perante uma emergência, solicitar socorro através do envio de um SMS.

“Criamos um serviço muito simples", salientou o Secretário Regional, adiantando que, "a partir do seu telemóvel, a pessoa inscrita nesta base de dados pode escrever uma mensagem de texto (SMS) para despoletar todo o processo de emergência e de socorro”.

O contacto é estabelecido em casos de emergência de saúde, acidentes, incêndios, agressão ou assalto.

Por razões de segurança, o número telefónico não é divulgado publicamente.

A utilização é feita mediante inscrição prévia, sendo os contactos dirigidos para a Sala de Atendimento e Gestão de Emergências, na sede do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.

Os interessados devem preencher uma ficha de inscrição disponível no sítio do SRPCBA na Internet (www.prociv.azores.gov.pt) ou na página de Facebook, e enviá-la para o email srpcba@azores.gov.pt.

Este serviço foi disponibilizado em parceria com a Associação de Surdos da Ilha de São Miguel, havendo já utilizadores registados.

Nos Açores existem cerca de 1.050 pessoas com deficiência ou perda auditiva, dos quais cerca de 560 com surdez profunda, mas o número de potenciais utilizadores é maior, tendo em conta quadros clínicos temporários.

“Este sistema também está aberto a um conjunto de pessoas que, por alguma circunstância da sua vida, por terem tido um AVC ou alguma operação cirúrgica, não possam falar temporariamente”, frisou Rui Luís.

O Secretário Regional destacou ainda o bom desempenho da linha 112, que venceu, em abril, na Hungria, um prémio europeu pelo reconhecimento das caraterísticas desta linha de emergência.

“Estamos a colmatar uma lacuna que o nosso sistema de emergência nos Açores tinha, que era a possibilidade das pessoas com deficiência auditiva e na fala poderem contatar de forma célere com este serviço”, salientou Rui Luís, que estava acompanhado na apresentação desta nova linha de emergência pela Secretária Regional da Solidariedade Social, Andreia Cardoso.

GaCS