Notícias • Publicado a 09, Janeiro de 2018

Governo dos Açores está empenhado em melhorar as condições de trabalho dos bombeiros, afirma Rui Luís

O Secretário Regional da Saúde afirmou hoje, em Angra do Heroísmo, que a regulamentação sobre as condições de trabalho e carreira dos bombeiros vai ser revista com vários contributos, entre os quais o das organizações sindicais.

Esta intenção do Governo dos Açores, que já tinha sido transmitida no Conselho Regional de Bombeiros realizado em abril de 2017, será enquadrada no grupo de trabalho que vai apresentar um novo modelo de financiamento para as associações humanitárias de bombeiros voluntários dos Açores, salvaguardando as especificidades da Região neste domínio. 

“Ser bombeiro no continente não é a mesma coisa que ser bombeiro nos Açores. Nós temos 17 corporações, cada uma com uma realidade diferente, mas estamos empenhados em colaborar com eles no sentido de que tenhamos uma estruturação diferente, bem regulamentada, devidamente remunerada“, frisou Rui Luís. 

O titular da pasta da Proteção Civil, que reuniu hoje com responsáveis da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais, do Sindicato Nacional dos Bombeiros Profissionais e do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional, Empresas Públicas, Concessionárias e Afins, reafirmou o empenho do Governo dos Açores na melhoria da regulamentação. 

Para Rui Luís, chegou o momento de rever a portaria publicada em 2010, tendo em conta que a legislação nacional relativa às carreiras também está a ser debatida. 

“Tal como referiu o Presidente da Associação Nacional de Bombeiros, é uma responsabilidade da República ao nível das carreiras e está a ser trabalhada a nível nacional, e nós estamos a acompanhar a situação, no sentido de acautelar as especificidades dos Açores, contribuindo para a melhoria de condições de trabalho dos bombeiros”, salientou o Secretário Regional.

GaCS/MS