Notícias • Publicado a 11, Fevereiro de 2018

Governo dos Açores está a acompanhar evolução da sismicidade em São Miguel

O Governo dos Açores está a acompanhar a evolução dos eventos sísmicos que se têm registado desde a madrugada de hoje na ilha de São Miguel.
O Secretário Regional da Saúde, Rui Luís, e a Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas, Ana Cunha, deslocaram-se ao final da manhã ao Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), em Ponta Delgada, para se inteirarem da evolução da atividade sísmica que tem sido registada.
Rui Luís, em declarações aos jornalistas, salientou que o Governo dos Açores está a "acompanhar a situação desde a primeira hora", acrescentando que o Executivo, "através da Proteção Civil, acompanha com o CIVISA, em briefings de hora a hora”.
O titular da pasta da Proteção Civil assegurou que esse acompanhamento vai continuar “para perceber, ao longo do dia”, o evoluir da atividade sísmica.
“Perante este quadro, é necessário algum tempo para se ver a evolução e percebermos efetivamente qual é a situação e onde poderemos chegar”, afirmou.
O Secretário Regional apelou à população para que mantenha a calma e siga os conselhos de segurança do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores recomendados para estes casos. 
Rui Luís revelou também que “as Câmaras Municipais, os Serviços Municipais de Proteção Civil, já estão todos notificados, a parte dos bombeiros também está de prevenção e agora é uma questão de mantermos todos a calma”.
O Secretário Regional pediu ainda para que a população esteja atenta, salientando que “quando sentirem algum sismo, convém que notifiquem o CIVISA porque é importante percebermos em que zonas é que estão a ser sentidos os sismos, porque isso é fundamental também para perceber o evoluir da situação”.