Notícias • Publicado a 15, Fevereiro de 2018

Governo dos Açores promove curso pioneiro dirigido a agentes municipais de Proteção Civil

O Secretário Regional da Saúde participou hoje, em Angra do Heroísmo, no arranque do Curso de Planeamento e Gestão de Emergência de Proteção Civil, uma ação de formação pioneira dirigida a agentes da Proteção Civil com responsabilidade local.

“Em cada município, são os serviços municipais que têm competência para gerir em caso de alguma catástrofe e, portanto, há que haver uma articulação muito forte entre o serviço regional e os serviços municipais”, afirmou Rui Luís, na abertura desta formação.

O Curso de Planeamento e Gestão de Emergência de Proteção Civil, ministrado por formadores acreditados, prevê 15 ações e vai certificar cerca de três centenas de agentes municipais de Proteção Civil de todos os concelhos dos Açores, num total de 180 horas de formação.

A iniciativa pretende dotar os participantes com conhecimentos teóricos e práticos que lhes permitam desenvolver competências no âmbito municipal da gestão de emergências em Proteção Civil, contextualizar a elaboração de Planos de Emergência nos processos de planeamento, além de interpretar e aplicar os critérios e normas técnicas para a elaboração e execução dos Planos de Emergência de Proteção Civil.

“Esta formação ao longo de dois anos irá fornecer mais competências aos municípios para poderem atualizar os seus planos de emergência quando necessário", frisou Rui Luís, acrescentando que "todos têm os seus planos de emergência, mas vão surgindo novas exigências, nomeadamente com o turismo a aumentar”.

O Secretário Regional salientou ainda a cultura de Proteção Civil que existe na Região, frisando que a realização deste tipo de ações visa “fortalecer cada vez mais essa cultura nos Açores”.

GaCS/MS