Galeria Fotográfica

Notícias • Publicado a 03, Abril de 2018

Rui Luís destaca importância da formação das escolas de infantes e cadetes das associações de bombeiros

O Secretário Regional da Saúde destacou hoje, no Pico, o papel das escolas de Infantes e Cadetes dos bombeiros voluntários dos Açores na formação cívica e vocacional das crianças e jovens.

Rui Luís, em declarações durante uma visita à 'escolinha de infantes' da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de São Roque do Pico, frisou que esta “é uma iniciativa de louvar.

"Temos 12 infantes nesta escolinha, miúdos entre os seis e os nove anos, que estão aqui, principalmente, a aprender a serem voluntários, ao mesmo tempo que aprendem, em termos de cidadania, alguns valores que são fundamentais nos dias de hoje”, acrescentou Rui Luís.

Esta escola iniciou a sua atividade em janeiro, tendo sido a primeira a ser criada com este objetivo na ilha do Pico, proporcionando formação quinzenalmente.

“É fundamental darmos ocupação aos nossos jovens, e, por outro lado, estamos a estimular o hábito do voluntariado. Eventualmente, podemos ter aqui novos bombeiros”, afirmou o responsável pela pasta da Proteção Civil.

Rui Luís, que visitou esta escola no âmbito da visita estatutária ao Pico, revelou que existem cinco 'escolinhas de bombeiros', envolvendo 150 jovens que estão neste momento no ativo e que são potenciais bombeiros voluntários no futuro.

Os corpos de bombeiros podem deter e manter escolas de Infantes e Cadetes, que têm como principal finalidade a formação nas áreas do voluntariado, da proteção e socorro.

Além de São Roque no Pico, os Açores contam com escolas em Ponta Delgada, Ribeira Grande, Vila Franca do Campo e Faial.

GaCS/MS