Notícias • Publicado a 05, Abril de 2018

Açores representados no Campeonato Regional de Trauma para Bombeiros, na Madeira

Os Açores estão representados com 5 equipas no VI Campeonato Regional de Trauma Ilhas 2018, que se realiza entre os dias 6 e 8 de abril, no Funchal.

São ao todo, 14 os elementos que representam a Região, oriundos das Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória, com duas equipas, Faial, Nordeste e São Roque do Pico, numa deslocação que conta com o apoio do Governo Regional.

A prova é composta por duas categorias de simulação, realizando cada equipa, uma manobra Standard e uma manobra Complexa e visa incentivar os níveis de proficiência na abordagem pré-hospitalar.

O Campeonato Regional de Trauma é considerado pela Associação Nacional de Salvamento e Desencarceramento (ANSD) uma plataforma de aprendizagem, de comparação de técnicas e competências por meio de uma avaliação, de acordo com a metodologia da World Rescue Organisation (WRO).

Este evento visa ainda reunir um conjunto de equipas de emergência para melhorar as suas competências práticas, aprendendo e partilhando as suas experiências.

Os vencedores do concurso, após uma competição a nível nacional, irão representar Portugal no World Rescue Challenge 2018, na cidade do Cabo, na África do Sul.

O ano passado, uma equipa dos Açores, dos Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória conquistou o 1º lugar no Campeonato Mundial de Trauma, que decorreu na Roménia.

SRPCBA/ AIC