Notícias • Publicado a 08, Abril de 2018

Curso de Tripulante de Ambulância de Socorro “obriga a uma elevada entrega e dedicação”, afirma Presidente do SRPCBA

O Presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) destacou hoje, em Angra do Heroísmo, a importância do Curso de Tripulante de Ambulância de Socorro para a qualificação numa área que lida com “o socorro e o transporte de vítimas de doença súbita ou de trauma”.

Carlos Neves, que falava na abertura do curso deste ano, salientou se trata de um curso de “considerável complexidade, com uma duração de cinco semanas e que obriga a uma elevada entrega e dedicação por parte de todos os formandos”.

“Só o trabalho conjunto e o empenho de formandos e formadores permite que se atinjam os objetivos de uma formação de qualidade tão necessária ao socorro às populações e essencial na progressão da carreira dos bombeiros voluntários”, acrescentou.

O Curso de Tripulante de Ambulância de Socorro decorre no Centro de Formação de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores até 12 de maio, contando com 18 formandos dos corpos de bombeiros de Angra do Heroísmo, Graciosa, Velas, Calheta, Faial, Lajes do Pico, São Roque do Pico, Madalena e Santa Maria.

Este curso, que obedece a regras padronizadas que contribuem para a diminuição da mortalidade e morbilidade, visa dotar os formandos com as competências necessárias no âmbito da avaliação e estabilização da vítima, realização de manobras de suporte básico de vida, imobilização e transporte de vítimas de doença súbita e/ou trauma.

Atualmente, existem nos Açores 297 bombeiros certificados e no ativo com o Curso de Tripulante de Ambulância de Socorro, sendo esta a primeira ação nesta área realizada este ano.

GaCS/SRPCBA