Notícias • Publicado a 15, Outubro de 2018

Proteção Civil dos Açores participa no exercício público ” A Terra Treme”

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) associou-se à atividade “Exercício Público de Preparação para o Risco Sísmico A TERRA TREME” da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANCP), que terá lugar no dia 05 de novembro, pelas 10h05 (hora local).

Com este exercício pretende-se praticar os três gestos básicos de proteção em caso de sismo: Baixar – baixe-se sobre os joelhos, esta posição evita que possa cair durante o sismo, mas permite mover-se; Proteger – proteja a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos e procure abrigar-se, coloque-se se possível sob uma mesa resistente, e segure-se a ela firmemente; Aguardar – aguarde até a terra parar de tremer.

O exercício A TERRA TREME tem a duração de um minuto e qualquer cidadão pode participar, individualmente ou em grupo. Na Região Autónoma dos Açores, para além dos colaboradores do SRPCBA e dos corpos de Bombeiros, pretende-se que participem também as escolas, assim como entidades públicas e privadas.

Mais informações e dados adicionais em www.aterratreme.pt, onde poderá consultar a informação sobre o projeto, encontrar os vários recursos de comunicação e de apoio à sua divulgação, e ainda uma Ficha de Participação (basta clicar http://www.aterratreme.pt/inscreva-se; preencher os dados solicitados e pressionar o botão “Inscrever”), dando visibilidade a essa participação.

No momento de preparação do Exercício de Prevenção de Risco Sísmico "A TERRA TREME" é importante relembrar as regras básicas de segurança, incluindo alguns cuidados a ter antes, durante e depois de um sismo

Foram enviados convites a todas as escolas da RAA e a todos os corpos de bombeiros da RAA; entidades públicas e privadas, procurando sensibilizá-las para o evento, divulgando o link da ANPC.