Notícias • Publicado a 16, Outubro de 2018

Bombeiros dos Açores recebem Formação Básica em Meteorologia

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) promove, em colaboração com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) um conjunto de Formações Básicas em Meteorologia, destinadas a agentes de Proteção Civil, nas várias ilhas da Região.

Estas ações destinam-se a elementos dos Quadros de Comando, Chefes e Subchefes de todos os Corpos de Bombeiros da Região Autónoma dos Açores, pretendendo-se dotar os elementos com conhecimentos essenciais na área da meteorologia, através da abordagem de noções básicas e de situações que mais frequentemente justificam o apoio da proteção civil.

A primeira ação designada “Formação Básica em Meteorologia - Agentes de Proteção Civil”, terá lugar a 30 de outubro, no Corpo de Bombeiros de Ponta Delgada, onde estarão presentes os elementos dos Quadros de Comando, Chefes e Subchefes de todos os Corpos de Bombeiros da Ilha de São Miguel.

Está ainda prevista uma formação específica em meteorologia e climatologia, destinada aos funcionários que asseguram funções no Centro de Operações de Emergência do SRPCBA, que permitirá uma maior proficiência no tratamento da informação e partilha entre entidades.

A Meteorologia é a ciência que estuda a atmosfera da Terra, as causas das variações climáticas e os fenómenos naturais, podendo ser aplicada em diversas áreas como auxiliar na agricultura, na geologia, em estudos sobre o impacto ambiental, no turismo, e em decisões operacionais no âmbito da proteção e socorro.

Graças ao crescente conhecimento científico e desenvolvimento tecnológico, foi possível a organização e conceção de modelos de previsão meteorológicos que permitiram a análise de fenómenos atmosféricos, assim como a produção de um conjunto de medidas que nos permitissem salvaguardar pessoas e bens perante fenómenos adversos da natureza.

Desta evolução, nasce a necessidade de formar e sensibilizar os operacionais de Proteção Civil, meios humanos que atuam localmente perante a eminência de um estado de tempo adverso, como forma de ampliação de recursos e ferramentas na prevenção.

Através desta colaboração, os funcionários do IPMA irão, igualmente, receber formação nas áreas de Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa (SBV-DAE); Utilização de Meios de Primeira Intervenção e Sensibilização na forma de funcionamento e regras de utilização da Rede Integrada de Telecomunicações de Emergência da Região Autónoma dos Açores, ministrada pelos formadores do SRPCBA.