Notícias • Publicado a 18, Outubro de 2018

Rui Luís assegura empenho do Governo Regional na melhoria das condições de trabalho dos bombeiros

O Secretário Regional da Saúde afirmou hoje, na Horta, que o Governo dos Açores está empenhado na melhoria das condições de trabalho dos bombeiros do arquipélago.

“Estamos disponíveis para uma revisão da portaria 10/2010, que regulamenta as condições de trabalho dos bombeiros voluntários, que vá ao encontro das necessidades que existem e da revisão das tabelas” sublinhou Rui Luís, adiantando que já foi iniciado o processo de constituição da comissão técnica prevista no Código do Trabalho.

Rui Luís, que falava na Assembleia Legislativa, frisou que “esta não é uma portaria qualquer, tem a ver com condições de trabalho e, como tal, obriga a uma negociação com os sindicatos, que leva algum tempo”.

O titular da pasta da Proteção Civil lembrou que o Executivo tomou a iniciativa de criar um grupo de trabalho para analisar o modelo de financiamento, que abrange todas as entidades que têm responsabilidades na área da proteção civil e que necessitam das corporações de bombeiros em variadíssimas prestações de serviço.

“A alteração desta portaria não está obviamente dissociada da questão do financiamento às associações de bombeiros, porque reconhecemos que é necessário atualizar as tabelas, mas para atualizar as tabelas temos que rever o financiamento “, afirmou.

O Secretário Regional adiantou que o Governo dos Açores está a acompanhar o processo de revisão das carreiras dos bombeiros que está a decorrer a nível nacional, no âmbito das competências próprias do Governo da República.

Rui Luís salientou que a melhoria das condições de trabalho dos bombeiros também se faz pela formação que é disponibilizada, pelo fornecimento de equipamentos adequados à prestação dos serviços e à segurança dos bombeiros, bem como pela renovação e construção de infraestruturas.

GaCS/MS