Clubes de Proteção Civil • Publicado a 21, Novembro de 2018

SRPCBA inicia reuniões com Clubes de Proteção Civil

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, dando continuidade ao Projeto dos Clubes de Proteção Civil, dá início às reuniões de acompanhamento do projeto para o ano letivo 2018/1019, com a definição dos objetivos e a apresentação das propostas de atividades a promover pelo SRPCBA.

As reuniões terão lugar durante os meses de novembro e dezembro, nas 38 unidades orgânicas da Região Autónoma dos Açores.

Nas reuniões deverão estar presentes representantes do Conselho Executivo e o(s) Coordenador(es) do Clube de Proteção Civil, sendo convidados a participar outros elementos que a escola considere pertinentes, como alunos do clube, delegados de segurança, equipa de saúde escolar, entre outros.

No ano letivo 2017/2018, foram realizadas pelo SRPCBA, através da sua Divisão de Prevenção, Formação e Sensibilização, 106 ações destinadas a 5602 participantes, sendo estes alunos, pessoal docente e não docente.

A Proteção Civil é responsabilidade e dever de todos: entidades públicas, empresas e cidadãos. É pois, uma tarefa eminentemente cívica. No entanto, as exigências de eficácia e eficiência exigem do estado um papel determinante enquanto entidade coordenadora e mobilizadora. Aos cidadãos, agentes e funcionários públicos cumpre colaborar com os órgãos e agentes de proteção civil.

O Clube de Proteção Civil é a oportunidade de agregar ações ou esforços episódicos, eventualmente de iniciativa diversa, no âmbito dos objetivos, quer das escolas, quer dos diferentes agentes de Proteção Civil.

Competindo aos diferentes agentes de Proteção Civil, mas também aos cidadãos, a informação e promoção destas matérias, o universo escolar constitui o território preferencial de intervenção, quer pelo impacto das comunidades educativas na população, em geral, quer pelos efeitos multiplicadores nas gerações futuras.