Notícias • Publicado a 21, Novembro de 2018

Interpretação de informações e produtos meteorológicos de apoio à Proteção Civil

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores promove, no próximo dia 28 de novembro, um curso de Interpretação de informações e produtos meteorológicos de apoio à Proteção Civil, a ter lugar no Centro de Formação do SRPCBA.

O Curso, destinado a dirigentes e técnicos do SRPCBA, é organizado em parceria com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e aborda alguns conceitos essenciais para a utilização correta de informações meteorológicas, bem como de alguns produtos meteorológicos disponibilizados pelo IPMA e por outros serviços meteorológicos oficiais.

Esta formação, com uma duração de cinco horas, pretende dotar os técnicos e dirigentes do SRPCBA de conhecimentos essenciais na área da meteorologia, para a utilização correta de informações e produtos meteorológicos disponibilizados pelo IPMA.

Serão abordados alguns conceitos de climatologia e meteorologia sinótica, como clima e tempo, circulação geral da atmosfera; Sistemas polares e tropicais, assim como Observações e comunicados meteorológicos. Será ainda dirigido um módulo sobre satélites meteorológicos e produtos de previsão do tempo, como imagens de satélites meteorológicos; previsão numérica do tempo, cartas meteorológicas, meteogramas e outros produtos gráficos.