Galeria Fotográfica

Notícias • Publicado a 04, Janeiro de 2019

Proteção Civil lança pelo 2º ano Concurso de Ideias nas escolas

O Secretário Regional da Saúde anunciou hoje, em Angra do Heroísmo, a realização da 2ª Edição do Concurso de Ideias dos Clubes de Proteção Civil nas escolas açorianas.

“Esta é uma oportunidade para os alunos aprofundarem conhecimentos em matéria de cultura de prevenção de uma forma criativa e lúdica, ao mesmo tempo que a divulgam no meio escolar e familiar”, afirmou.

Rui Luís falava à margem de uma visita ao Clube de Proteção Civil da Escola Básica e Secundária Tomás de Borba, onde foram apresentados os objetivos e regulamentos do concurso.

O Concurso de Ideias está inserido no Plano de Atividades dos Clubes de Proteção Civil e é dirigido aos 38 clubes de proteção civil existentes.

Com esta ação pretende-se sensibilizar os alunos e comunidade educativa para a cultura da proteção civil, identificar riscos naturais, adquirir hábitos de segurança e desenvolver competências e comportamentos apropriados a situações de emergência.

“O cidadão é a base de uma Proteção Civil coesa e eficaz e é por isso que é determinante educar para os riscos e catástrofes o mais cedo possível”, frisou o secretário regional.

Nos clubes de proteção civil podem participar alunos e professores que desenvolvem a sua atividade num tempo letivo de 90 minutos por semana.

Os projetos a concurso são apresentados pelos Coordenadores dos Clubes e deverão incluir os objetivos, a estrutura, o nome do responsável, horário e plano de atividades.

O titular da pasta da Proteção Civil referiu que na primeira edição os alunos demonstraram um elevado grau de conhecimento e interesse, que se espera renovado neste ano letivo.

“Para esta cultura de proteção civil tem contribuído em boa parte os Cursos Básicos de Proteção Civil nas escolas e as palestras de sensibilização de Primeiros Socorros, de Funções da Proteção Civil e sobre Riscos Naturais e Medidas de Autoproteção”, realçou Rui Luís.

Em 2018 foram distinguidos os projetos “Proteção Civil em Tertúlia” da Escola Básica da Maia (1º lugar), “Promova o Civismo – Evite o Pânico”; da Escola Básica e Secundária de Vila Franca do Campo (2º lugar) e o projeto “Joga na Prevenção” da Escola Básica e Integrada da Vila das Capelas (3º lugar).

A inscrição para o Concurso de Ideias efetua-se mediante o envio das propostas para srpcba.dpfs@azores.gov.pt, acompanhadas pelo preenchimento de um formulário disponível no site http://www.prociv.azores.gov.pt, até ao dia 31 de janeiro de 2019.

A divulgação dos vencedores decorrerá, através dos canais de comunicação do SRPCBA, no dia 25 de março de 2019, integrando as comemorações do Dia Nacional do Estudante.

GaCS/