Galeria Fotográfica

Notícias • Publicado a 28, Janeiro de 2019

2 indivíduos resgatados com sucesso no trilho do Pico da Vara na Povoação

Angra do Heroísmo, 28 de janeiro de 2019
 
2 indivíduos resgatados com sucesso no trilho do Pico da Vara na Povoação
 
 
O Serviço Regional Civil de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), em colaboração com a Força Aérea Portuguesa, resgatou com vida, ontem, 2 indivíduos dados como desaparecidos no Concelho da Povoação, em São Miguel.
 
Os 2 adultos que realizavam o trilho pedestre do Pico da Vara, na Povoação, não regressaram dentro do horário previsto.
 
O alerta foi dado no sábado às 18:50, por um familiar, através da linha 112.
 
A operação foi coordenada e rastreada pelo SRPCBA através dos elementos da Inspeção de Bombeiros no terreno, e pela ativação da sala de situação, envolvendo também um helicóptero da Força Aérea Portuguesa.
 
Foram ativados todos os corpos de bombeiros da Ilha de São Miguel, nomeadamente, da Povoação, Nordeste, Vila Franca do Campo, Ribeira Grande e Ponta Delgada, tendo sido envolvidos nesta operação 12 viaturas e 50 bombeiros Voluntários, bem como elementos de comando das 5 corporações.
 
Após vários contactos, via telefone, foi possível obter a localização das vítimas, procedendo-se às buscas, com equipas no sentido descendente da ribeira e outras no sentido ascendente.
 
As condições da orografia do terreno, a vegetação muito densa, aliadas ao fator noite dificultaram o avanço, por terra, das equipas e das vítimas tendo sido possível, no entanto, o contato visual por volta das 3 horas da madrugada.
 
Perante os constrangimentos, a opção de resgate definiu-se por via aérea, com a colaboração da Força Aérea Portuguesa e o recurso a um helicóptero, sendo que as vítimas foram resgatadas pelas 09:00 desta segunda-feira.
 
O Presidente do SRPCBA, Carlos Neves, já enalteceu “a prontidão e o verdadeiro espírito de missão com que os bombeiros voluntários assumiram o presente resgate”.