Comunicados Sismológicos • Publicado a 29, Abril de 2015

COMUNICADO SISMOLÓGICO 38/2015

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que, segundo o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA),

Actividade Sísmica a WNW da ilha do Faial

O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores informa que desde o dia 19 de Abril tem vindo a ser registada alguma sismicidade numa região epicentral situada entre 37 e 46 km a WNW da ilha do Faial.
Esta actividade foi desencadeada na sequência da ocorrência dos sismos registados no dia 19 às 22:02 horas (hora local = hora UTC) e no dia 24 às 22:14 horas com magnitudes 4,3 e 4,7 ML, respectivamente. Estes sismos foram sentidos na ilha do Faial com intensidade máxima IV (Escala de Mercalli Modificada) e também sentidos nas ilhas do Pico e de S. Jorge.

No dia de hoje, 29 de Abril, voltou a ser registado um novo evento às 03:33 horas com magnitude 3,6 ML sentido com intensidade máxima IV na ilha do Faial. Até ao momento foram registados cerca de 160 eventos.

Tratando-se de uma região onde é habitual verificar-se alguma sismicidade, a actividade registada tem-se enquadrado no padrão associado à sequência sismo principal/réplicas revelando o gradual decaimento em frequência e magnitude. Nalguns dos dias situados entre os eventos de maior magnitude a sismicidade tem sido muito reduzida. No dia 28 não foi mesmo registado qualquer evento nesta região epicentral.

A região assinalada enquadra-se numa faixa de maior actividade sísmica situada entre 15 e 50 km a Oeste da ilha do Faial que já foi palco de significativa actividade sísmica no passado, destacando-se a importante crise sísmica de 1992-1993 durante a qual ocorreram vários sismos de magnitude 4 e 5 que foram bem sentidos pela população da ilha do Faial, e a actividade ocorrida em Março e Maio de 2010.

O desenvolvimento deste episódio de maior actividade sísmica tem vindo a ser continuamento acompanhado pelo CIVISA e pelo SRPCB

DOCUMENTOS AUXILIARES: