Galeria Fotográfica

Notícias • Publicado a 06, Maio de 2019

Proteção Civil dos Açores forma bombeiros especializados em busca e resgate em estruturas colapsadas

O Secretário Regional da Saúde realçou hoje, em Angra do Heroísmo, a importância da aposta da Proteção Civil na realização do curso pioneiro de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas.

“Esta é a primeira etapa de um conjunto de formações relacionadas com a busca e resgate em estruturas colapsadas, que treina os bombeiros para atuar em situações cuja origem pode estar relacionada, por exemplo, com um sismo ou uma derrocada”, afirmou Rui Luís, que falava na abertura deste curso.

Para a implementação dos cursos de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas foram preparados quatro elementos da Proteção Civil, que adquiriram formação na Universidade do Texas, nos EUA.

Esta primeira ação, dirigida a 12 elementos das corporações de bombeiros de Angra do Heroísmo e da Praia da Vitória, tem a duração de 16 horas, pretendendo-se formar, no total, cerca de uma centena de bombeiros de todas as corporações da Região.

O objetivo do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores é, nos próximos dois anos, criar equipas especializadas em todas as ilhas e duas brigadas de intervenção em busca e resgate, em São Miguel e na Terceira.

“Na maioria das operações de socorro, uma abordagem eficaz na primeira intervenção é consequência natural de um trabalho desenvolvido com eficiência e rapidez, tendo por base o treino e a experiência adquirida, o que resulta claramente na qualidade do socorro prestado”, frisou Rui Luís.

O curso está estruturado com o objetivo de melhorar a intervenção em ocorrências de estruturas colapsadas e similares, fazendo com que os formandos executem e interiorizem as técnicas mais adequadas, aproveitando todo o potencial do material, hidráulico, pneumático ou outro, existente nos corpos de bombeiros do arquipélago.

“As competências adquiridas ao longo desta formação seguramente irão contribuir para a evolução e consolidação dos conhecimentos das corporações no que se refere à prestação de socorro e salvamento de vítimas retidas em estruturas colapsadas”, salientou Rui Luís.

Este é um dos três novos cursos introduzidos no Plano de Formação do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores para este ano.

Fonte: GaCS/MS