Galeria Fotográfica

Notícias • Publicado a 06, Maio de 2019

Campeonatos de Trauma são mostra da eficácia da formação profissional dos bombeiros, afirma Rui Luís

O Secretário Regional da Saúde afirmou hoje, na Horta, que os Campeonatos de Trauma permitem aferir a eficácia da formação profissional dos bombeiros, ao mesmo tempo que valorizam as suas competências.

Rui Luís, que falava à margem do 2.º Campeonato de Trauma do Triângulo, salientou que, “mais do que uma competição, estas provas, com base em simulacros de situações reais, permitem aperfeiçoar técnicas e conhecimentos fundamentais para a prática do dia a dia da emergência pré-hospitalar”.

O 2.º Campeonato de Trauma do Triângulo decorre até domingo na ilha do Faial com a participação de cinco equipas, cada uma composta por três elementos, das corporações do Faial, Madalena, São Roque do Pico, Lajes do Pico e Calheta.

“Quanto mais habilitadas estiverem estas equipas de salvamento, melhor será a sua abordagem à vítima de trauma, aliás, decisivo no tempo que medeia até à chegada de apoio médico diferenciado”, frisou Rui Luís.

O Campeonato de Trauma do Triângulo é organizado pela Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Faial, com o apoio do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, apresentando-se como uma plataforma de comparação de técnicas e competências que passa pela rigorosa avaliação de um júri, segundo a metodologia do World Rescue Organisation.

“Esta é uma oportunidade das equipas em prova testarem os seus níveis de desempenho numa perspetiva de autoanálise, mas sempre com a máxima da segurança em primeiro lugar, quer se trate da vítima ou da equipa”, sublinhou o titular da pasta da Proteção Civil.

O Secretário Regional realçou ainda o prestígio e a visibilidade que o Campeonato Nacional de Trauma e o Campeonato Nacional de Salvamento e Desencarceramento, a decorrer na Praia da Vitória de 17 a 19 de maio, vão trazer à Região.

“Estes eventos, organizados pela Associação Nacional de Salvamento e Desencarceramento e pela Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória, poderão servir de trampolim a um futuro Campeonato Mundial do Trauma”, afirmou Rui Luís.

Fonte: MS/GaCS