Notícias • Publicado a 02, Junho de 2019

Formação de Operador de Mota de Água do curso de Aperfeiçoamento de Governo de Embarcações

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) promove, entre 3 e 5 de junho, uma formação de Operador de Mota de Água do curso de Aperfeiçoamento de Governo de Embarcações (CAGE), a ser ministrado pelo Núcleo de Formação Náutica da Escola da Autoridade Marítima.

Esta ação destina-se a 10 dos 14 bombeiros (7 bombeiros voluntários de Angra do Heroísmo e 3 bombeiros voluntários da Praia da Vitória) que, no passado mês de abril, adquiriram conhecimentos como Operadores de Resgate de Mota de Água (ORMA), num curso dado pela Jet Resgate Portugal.

Através desta formação, os bombeiros, tendo em conta a padronização formativa nacional, ficarão reconhecidos e capacitados profissional e legalmente para as operações de salvamento marítimo.

Os formandos deverão ficar aptos a prestar socorro a náufrago e assistência a banhistas, com capacidades e competências na operação de motos de salvamento marítimo, a aplicar técnicas de manutenção da moto, assim como a zelar pelo cumprimento das regras de segurança.

A formação de Operador de Mota de Água do curso de CAGE, reconhecida pela Autoridade Marítima Nacional (AMN), terá lugar na Capitania Porto da Praia da Vitória.

SRPCBA