Notícias • Publicado a 05, Junho de 2019

Escola Secundária Manuel de Arriaga distinguida com o 1.º prémio do Concurso de Ideias dos Clubes de Proteção Civil

Os alunos do Clube de Proteção Civil da Escola Secundária Manuel de Arriaga, na Horta, foram distinguidos hoje com o primeiro prémio do Concurso de Ideias pelo projeto ‘cpc_esma partilhar segurança”.

O 2.º Concurso de Ideias dos Clubes de Proteção Civil registou a participação de 11 escolas, tendo sido distinguidas também a EBS de Vila Franca do Campo, com o 2.º prémio, e a EBI da Lagoa, com o 3.º prémio.

Na cerimónia da entrega do prémio ao primeiro classificado decorreu na Escola Secundária Manuel de Arriaga e foi presidida pelos secretários regionais da Educação e Cultura, Avelino Meneses, e da Saúde, Rui Luís.

O titular da pasta da Proteção Civil afirmou que estes resultados refletem o investimento do Governo dos Açores em ações de sensibilização e de formação em toda a Região.

“Esta é uma temática que está bem enraizada na população”, salientou Rui Luís, realçando que “o Governo quer que a cultura da Proteção Civil seja uma constante em toda a Região e a evidência é que efetivamente assim é, e começa cada vez mais cedo com os jovens”.

Rui Luís enalteceu o empenho de alunos e professores neste concurso e apelou aos jovens para equacionarem a hipótese de, no futuro, poderem vir a ser bombeiros, começando por participar nas escolas de infantes e cadetes.

“É fundamental que reflitam sobre esta causa de ser bombeiro porque, no fundo, é estender aquilo que aprendem nos Clubes de Proteção Civil, formalizando no terreno a ajuda ao próximo”, afirmou.

Por seu lado, Avelino Meneses salientou o investimento feito pelo Governo dos Açores, em particular, a partir do ano letivo 2014/2015, no reforço da segurança e proteção dos edifícios escolares, através da elaboração de planos de evacuação e de medidas de autoproteção, da realização de situações de simulacro e de ações de fiscalização.

O Concurso de Ideias, inserido no Plano de Atividades dos Clubes de Proteção Civil, destinou-se aos 38 clubes ativos nas escolas açorianas.

Podem participar nestes clubes alunos e professores, que desenvolvem a sua atividade num tempo letivo de 90 minutos.

A iniciativa tem por objetivo estimular a participação, através da criatividade e demonstração de competências, de forma a que se sintam parte integrante do projeto 'Clubes de Proteção Civil'.

Os critérios de avaliação do concurso tiveram em conta a adequação do tema proposto à missão da Proteção Civil, a originalidade, a relevância, a aplicabilidade e a capacidade de envolver a comunidade.

 

GaCS/MS