Comunicados Sismológicos • Publicado a 01, Maio de 2015

COMUNICADO SISMOLÓGICO 44/2015

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que, segundo o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), desde o dia 19 de Abril tem vindo a ser registada alguma sismicidade numa região epicentral situada entre 37 e 46 km a WNW da ilha do Faial.

Esta actividade foi desencadeada na sequência da ocorrência dos sismos registados no dia 19 às 22:02 horas (hora local = hora UTC) e no dia 24 às 22:14 horas com magnitudes 4,3 e 4,7 ML, respectivamente. Estes sismos foram sentidos na ilha do Faial com intensidade máxima IV (Escala de Mercalli Modificada) e também sentidos nas ilhas do Pico e de S. Jorge. Desde então foram sentidos outros 3 sismos nos dias 29, 30 de Abril e 1 de Maio, em que o de maior magnitude neste conjunto ocorreu no dia 30 às 06:30 horas com magnitude 4,3 ML, também sentido na ilha do Faial com intensidade máxima IV e ainda sentido na ilha do Pico.

Tratando-se de uma região onde é habitual verificar-se alguma sismicidade, a actividade registada enquadrou-se no padrão associado à sequência sismo principal/réplicas revelando o gradual decaimento em frequência e magnitude. Nalguns dos dias situados entre os eventos de maior magnitude a sismicidade foi bastante reduzida. No dia 28 não foi mesmo registado qualquer evento nesta região epicentral. Desde as 14 horas do dia 1 de Maio que se tem vindo a verificar uma maior persistência da actividade sísmica nesta região, traduzida por um ligeiro incremento no número de eventos registados por hora. O número de eventos registados no dia de hoje, até às 19 horas, é de cerca de 55 e o número de eventos registados desde o início desta actividade sísmica é de cerca de 245.

A região assinalada enquadra-se numa faixa de maior actividade sísmica situada entre 15 e 50 km a Oeste da ilha do Faial que já foi palco de significativa actividade sísmica no passado, destacando-se a importante crise sísmica de 1992-1993 durante a qual ocorreram vários sismos de magnitude 4 e 5 que foram bem sentidos pela população da ilha do Faial, e a actividade ocorrida em Março e Maio de 2010.

O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação, emitindo novos comunicados caso necessário

DOCUMENTOS AUXILIARES: