Comunicados Sismológicos • Publicado a 02, Maio de 2015

COMUNICADO SISMOLÓGICO 45/2015

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que, segundo o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), desde o dia 19 de Abril tem vindo a ser registada alguma sismicidade numa região epicentral situada entre 37 e 46 km a WNW da ilha do Faial.

Na sequência desta actividade foram sentidos 5 sismos na ilha do Faial, sendo os de maior magnitude sentidos também nas ilhas do Pico e de S.Jorge. O evento de maior energia ocorreu no dia 24 de Abril às 22:14 horas (hora local = hora UTC) e teve magnitude 4,7 ML.

A actividade registada enquadrou-se inicialmente no padrão associado à sequência sismo principal/réplicas revelando o gradual decaimento em frequência e magnitude. No dia 1 de Maio, a partir das 14 horas, verificou-se uma maior persistência da actividade sísmica traduzida por um ligeiro incremento no número de eventos registados por hora. Este comportamento manteve-se até cerca das 13 horas do dia 2 de Maio, altura a partir da qual se tem assistido a uma ligeira diminuição no número de eventos registados. Durante o dia de hoje, até às 19 horas, foram registados 58 eventos. O número de eventos registados desde o início desta actividade sísmica é de cerca de 310.

Sob o ponto de vista geológico, a região assinalada situa-se próxima do extremo Noroeste da fronteira de placas entre a placa Eurasiática e a placa Africana (Núbia), na zona de transição para a região dominada pela fronteira de placas definida pela Crista Média Atlântica.

O CIVISA e o SRPCBA continuam a acompanhar o evoluir da situação, emitindo novos comunicados caso necessário.

DOCUMENTOS AUXILIARES: