Notícias • Publicado a 19, Setembro de 2019

Primeiro ciclo de formações do SRPCBA para agentes de Proteção Civil abrangeu mais de 400 participantes

O primeiro ciclo de formações do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), que incluiu os cursos de 'Planeamento e Gestão Municipal de Emergência de Proteção Civil' e as ações de sensibilização 'A Proteção Civil e o Poder Local', abrangeu cerca de 450 participantes em 2018 e 2019.

“Esta aposta em formação e sensibilização nestas áreas reveste-se de importância para os agentes de Proteção Civil”, afirmou o Presidente do SRPCBA, acrescentando que “permite aos agentes, num ambiente controlado, treinarem a tomada de decisão e programarem as suas ações, como se de situações reais se tratassem”.

Desta forma, segundo Carlos Neves, criam-se condições para “uma melhor prestação para a resolução de situações reais”.

Estas iniciativas, pioneiras na Região, envolveram agentes de Proteção Civil dos 19 municípios dos Açores, nomeadamente elementos das Comissões Municipais de Proteção Civil (CMPC).

Os 13 cursos de 'Planeamento e Gestão Municipal de Emergência de Proteção Civil' dotaram os formandos com conhecimentos teóricos e práticos que lhes irão permitir desenvolver competências no âmbito municipal da gestão de emergências em Proteção Civil, contextualizar a elaboração de Planos de Emergência nos processos de planeamento, além de interpretar e aplicar os critérios e normas técnicas para a elaboração e execução dos Planos de Emergência de Proteção Civil.

Por outro lado, as 12 ações de sensibilização 'A Proteção Civil e o Poder Local' pretenderam transmitir aos participantes conhecimentos sobre o sistema de Proteção Civil, competências e atribuições dos Serviços Municipais e Unidades Locais de Proteção Civil.

Após este primeiro ciclo de cursos e ações de sensibilização destinados a agentes de Proteção Civil, que encerrou na semana passada, o SRPCBA está a preparar um novo ciclo, com novas ações do mesmo âmbito, com o objetivo de serem ministradas no próximo ano.

SRPCBA/AP