Notícias • Publicado a 30, Setembro de 2019

Vasco Cordeiro anuncia ativação do Plano Regional de Emergência e apela aos Açorianos que cumpram as recomendações

O Presidente do Governo anunciou hoje que o Plano de Emergência dos Açores será ativado a partir das 20H00 de terça-feira, 01 de outubro, e apelou a todos os Açorianos para que sigam as recomendações do Serviço Regional de Proteção Civil antes e durante a prevista passagem do furacão Lorenzo pela Região.

Em conferência de imprensa, na sede do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), Vasco Cordeiro anunciou ainda que, como medida preventiva, o Governo dos Açores decidiu encerrar escolas, creches, jardins de infância, centros de atividade de tempos livres, centros de atividades ocupacionais e centros de dia na quarta-feira, 02 de outubro, nas ilhas dos grupos Ocidental e Central.

“Estamos a avaliar, mas ainda não está tomada, a decisão de, eventualmente, encerrar os serviços da Administração Regional que não sejam essenciais e que não estejam ligados a este processo nestas setes ilhas – Corvo, Flores, Faial, Pico, São Jorge, Terceira e Graciosa”, adiantou.

Segundo disse, o Plano Regional de Emergência dos Açores permite ativar um conjunto de competências e responsabilidades de cada um dos intervenientes neste processo, ao nível de todos os agentes de Proteção Civil, incluindo as câmaras municipais.

Depois de agradecer a atenção que tem sido manifestada aos Açores pelo Presidente da República, pelo Primeiro-Ministro, pelo Presidente do Governo da Madeira e pela Autoridade Nacional de Proteção Civil, Vasco Cordeiro salientou que esta situação deve ser “encarada sem alarmismos, mas com a consciência e a responsabilidade de que estamos a enfrentar circunstâncias extraordinárias e que não são de todos os dias”.

“A proteção de pessoas e bens não começa no Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, começa em cada um dos Açorianos. Deixo um apelo a todos para que sigam as recomendações do SRPCBA, das autoridades, quer nesta fase de preparação para a passagem do furacão Lorenzo, quer durante a sua passagem”, reforçou.

Nesta conferência de imprensa na ilha Terceira, o Presidente do Governo referiu também que, para além do importante trabalho que já tem sido feito pelas autarquias, do ponto de vista da Administração Regional há, fundamentalmente, intervenções nas áreas das pescas, dos portos, das estradas, do ambiente e do turismo.

“No que tem a ver com os portos, esta intervenção está relacionada com os procedimentos normais para este tipo de situação de deslocação de equipamento dos cais para zonas protegidas, trabalho que está também a ser feito na área das pescas”, assegurou Vasco Cordeiro.

Do ponto de vista das obras públicas, de ambiente e dos serviços florestais, houve, ao longo dos últimos tempos, também na sequência do relatório sobre o estado das ribeiras dos Açores, uma vigilância e a verificação do estado das linhas de água da Região, o que permitiu resolver algumas situações que foram detetadas.

Em relação às estradas, foi feita uma verificação, fruto da análise do SRPCBA, de áreas vulneráveis e críticas, que têm merecido uma atenção particular, afirmou Vasco Cordeiro, ao anunciar que está a decorrer um processo de recolocação de recursos humanos da Administração Regional das áreas das direções regionais das obras públicas, dos recursos florestais, do ambiente e da saúde para as ilhas do Grupo Ocidental.

A ilha do Corvo teve um reforço de seis operacionais da Direção Regional dos Recursos Florestais e de um enfermeiro, além de que os recursos afetos ao aeroporto, neste período de passagem do furacão, reforçarão o dispositivo nesta ilha.

Em relação às Flores, foram deslocados para a ilha 12 operacionais das Obras Públicas, nove bombeiros da Ribeira Grande, um coordenador de bombeiros, um elemento da Divisão de Planeamento, Operações e Avaliação de Risco e dois operadores de comunicações do SRPCBA, tendo sido ativado o serviço SIV, com o envio de um enfermeiro e respetivo equipamento, e aumentada a capacidade do centro de saúde com uma médica.

No que se refere à Graciosa, houve um reforço de oito operacionais da Direção Regional dos Recursos Florestais, de cinco bombeiros do Nordeste, a ativação do serviço SIV, com o envio de um enfermeiro e respetivo equipamento, assim como o aumento da capacidade do Centro de Saúde com dois médicos.

No Faial, os meios da ilha foram reforçados com quatro operacionais da Direção Regional do Ambiente e com o aumento do serviço SIV para 24 horas, enquanto, para o Pico, foram deslocados 13 operacionais da Direção Regional do Ambiente, 11 bombeiros de corporações de Ponta Delgada e Vila Franca do Campo e aumentado o serviço SIV para 24 horas.

Para São Jorge, foi decido enviar um reforço de oito operacionais da Direção Regional do Ambiente.

O Presidente do Governo sublinhou, por outro lado, a colaboração das Forças de Segurança e Forças Armadas, caso da Força Aérea, que permitiu deslocar já recursos humanos para a ilha das Flores, assim como, através da ativação de uma segunda aeronave EH101, que estará na Base das Lajes para alguma eventualidade.

Do ponto de vista da Marinha, há um meio que ficará posicionado na ilha Terceira com capacidade de projetar recursos para responder a qualquer eventualidade, assegurou Vasco Cordeiro, destacando ainda a colaboração que tem sido prestada pelas Forças de Segurança – PSP e GNR.

GaCS/PC