Notícias • Publicado a 20, Novembro de 2019

SRPCBA e Direção Regional da Energia promovem formação de Salvamento e Desencarceramento em carros elétricos e híbridos

O Presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) salientou a importância do Curso de Requalificação da Bolsa de Formadores de  Salvamento e Desencarceramento, que inclui um novo módulo de procedimentos nestas operações em carros elétricos e híbridos.

“Com esta formação, os formadores vão adquirir conhecimentos na área de desencarceramento que poderão ser determinantes no salvamento de vítimas, garantindo um socorro mais adequado e mais eficaz à população”, afirmou Carlos Neves, que falava durante uma visita ao Centro de Formação de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (CFPCBA), onde esta formação decorre até sexta-feira.

Esta formação está a ser ministrada por formadores da Escola Nacional de Bombeiros a nove elementos de corpos de bombeiros de Santa Maria, São Miguel, Terceira e Faial e a dois elementos da Inspeção de Bombeiros do SRPCBA.

“Esta recertificação irá permitir aumentar a bolsa de formadores, ficando estes aptos a dar formação aos vários corpos de bombeiros da Região, sendo de salientar que ficarão igualmente qualificados para dar formação de Salvamento e Desencarceramento em veículos elétricos e híbridos”, frisou Carlos Neves.

Esta iniciativa resulta de uma ação conjunta entre o SRPCBA e a Direção Regional da Energia, através de um protocolo celebrado entre as entidades.

Na sequência da forte aposta do Governo dos Açores na promoção da mobilidade elétrica na Região, tornou-se necessário a formação de equipas de Salvamento e Desencarceramento qualificadas para atuarem em situações que envolvem este veículos, que, dadas as suas caraterísticas, exigem cuidados específicos.

GaCS/SRPCBA/DRE/AP