Notícias • Publicado a 20, Novembro de 2019

Governo Regional regulamenta Suporte Imediato de Vida

O Regulamento do Serviço de Suporte Imediato de Vida (SIV), transporte terrestre de emergência, está hoje publicado em Jornal Oficial e entra em vigor quinta-feira, 21 de novembro.

Este documento consolida o serviço de emergência médica através da articulação entre as Unidades de Saúde e o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), de modo a garantir maior eficácia e qualidade dos serviços prestados.

O diploma agora publicado regulamenta toda a atividade do Serviço SIV, da responsabilidade do SRPCBA, incidindo sobre os agentes intervenientes, a estrutura e a responsabilidade, bem como sobre os equipamentos e o material clínico que fazem parte da carga do veículo SIV.

Define ainda a interligação entre todas as entidades, nomeadamente a tripulação, constituída por um enfermeiro e um condutor (com formação certificada de Tripulante de Ambulância de Socorro), a regulação médica e as Unidades de Saúde.

O Serviço de SIV destina-se ao transporte rápido de uma equipa multidisciplinar ao local onde se encontra o doente, tendo como objetivo a prestação de cuidados de saúde para a estabilização pré-hospitalar, bem como o acompanhamento médico durante o transporte de doentes críticos, vítimas de acidente ou doença súbita, em situações de emergência.

Criado em 2012, o Serviço SIV está implementado atualmente nas ilhas de São Miguel, Terceira, Pico e Faial, cobrindo 12 concelhos, nomeadamente Ponta Delgada, Lagoa, Vila Franca do Campo, Ribeira Grande, Povoação, Nordeste, Angra do Heroísmo, Praia da Vitória, Madalena, São Roque, Lajes do Pico e Horta.

GaCS/SRS