Notícias • Publicado a 23, Novembro de 2019

Governo dos Açores entregou equipamento de salvamento aos Bombeiros da Povoação

A Secretária Regional da Saúde entregou hoje um novo equipamento de salvamento e desencarceramento ao Corpo de Bombeiros da Povoação, em São Miguel, que vai permitir “melhorias significativas no cumprimento da missão de proteção e socorro da população”.

Teresa Machado Luciano salientou que, só em 2019, o Governo dos Açores já investiu, nas nove ilhas do arquipélago, mais de 100 mil euros em equipamentos para as associações humanitárias de Bombeiros para garantir o salvamento em segurança e com a rapidez necessária.

Este investimento em equipamentos tem sido acompanhado, frisou a Secretária Regional, por ações de formação, proporcionadas pelo Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.

Relativamente à corporação que hoje visitou, no âmbito da visita do Executivo à ilha de São Miguel, a titular da pasta da Proteção Civil referiu que a proposta de Plano de Investimentos para 2020 inclui a construção de um novo quartel para os Bombeiros da Povoação, uma obra que considerou ser “premente”.

Nesta visita do Governo a São Miguel, Teresa Machado Luciano reuniu-se com as Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada, Nordeste, Povoação, Ribeira Grande e Vila Franca do Campo, encontros onde foram analisados, entre outros temas, a atividade desenvolvida, os projetos, o serviço voluntário e as necessidades em equipamentos e viaturas, tendo em consideração as especificidades de cada município e a qualidade no socorro às populações.

Ainda nesta área, foi publicado sexta-feira em Diário da República o Decreto Legislativo Regional que aprova o Regime Jurídico do Sistema de Proteção Civil da Região Autónoma dos Açores.

O diploma tem como linhas orientadoras a melhoria da resposta à população e o reforço da articulação entre as várias entidades que atuam em situações de emergência, dotando os Açores de um “sistema de Proteção Civil mais pronto e eficaz para responder a cada momento”.

GaCS/SRS