Notícias • Publicado a 24, Janeiro de 2020

Novos equipamentos para os Bombeiros das Velas reforçam segurança no socorro, afirma Teresa Machado Luciano

A Secretária Regional da Saúde entregou esta quinta-feira novos equipamentos de proteção individual, sinalização luminosa de emergência de viaturas e material de imobilização de emergência, no valor de 16 mil euros, ao Corpo de Bombeiros Voluntários das Velas, considerando importante que o socorro às populações, “feito por quem sabe, seja feito em segurança”,

Os equipamentos agora entregues vão permitir melhorar o apoio no concelho de Velas e na ilha de São Jorge e resultam do levantamento de necessidades e do plano de investimento desenvolvido conjuntamente pelo Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, as direções e os comandantes dos vários corpos de bombeiros.

O Governo dos Açores efetuou um relevante esforço financeiro na substituição dos diversos tipos de equipamentos de socorro às populações em 2019, abrangendo a grande maioria dos corpos de bombeiros da Região.

Para 2020 está previsto um investimento de 50 mil euros em equipamentos e de 80 mil euros em formação para as Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários de todo o arquipélago.

A renovação de equipamentos e o aumento das ações de formação, nomeadamente no âmbito dos cursos de Busca e Regate em Estruturas Colapsadas, Introdução à Informação Geográfica e Fogos Florestais, entre outros, têm como objetivo aumentar as competências dos bombeiros nas ações de socorro aos Açorianos.

Depois da cerimónia de entrega, Teresa Machado Luciano reuniu com a Direção da Associação Humanitária e com o Comandante do Corpo de Bombeiros.

Ainda no âmbito da visita do Governo à ilha de São Jorge, a Secretária Regional da Saúde reuniu hoje também com a nova Direção da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Calheta, que tomou posse em dezembro, e o comandante do Corpo de Bombeiros, tendo sido abordados, entre outros temas, a atividade desenvolvida, os projetos em curso, a adesão ao serviço voluntário e os desafios decorrentes das especificidades deste município.

GaCS/SRS