Notícias • Publicado a 02, Fevereiro de 2020

Governo dos Açores reforça meios de salvamento em trilhos dos Bombeiros da Ribeira Grande

A Secretária Regional da Saúde entregou hoje equipamento de busca e salvamento em trilhos aos Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande, por ocasião da Festa da Nossa Senhora da Estrela, padroeira desta associação humanitária.

O novo equipamento, salientou Teresa Machado Luciano, pretende “melhorar a abordagem às vítimas em locais de difícil acesso”, num contexto de crescente procura de atividades de natureza na ilha de São Miguel, visando “reduzir o tempo de resposta e melhorar o socorro”.

A titular da pasta da Proteção Civil destacou o investimento realizado pelo Governo Regional, designadamente a decisão de aumentar o vencimento dos bombeiros dos Açores em 13,5% este ano, para 720 euros, valor que deverá subir novamente em 2021, para atingir 740 euros.

O Governo dos Açores tem vindo, por outro lado, a substituir os diversos tipos de equipamentos de socorro às populações, salientou a Secretária Regional, estando previsto este ano um investimento de 50 mil euros nesta rubrica, bem como de 80 mil euros em formação.

Os Bombeiros da Ribeira Grande participaram em 14 ações de formação em 2019, envolvendo 94 formandos.

Para este ano, está prevista a participação de cerca de oito dezenas de bombeiros em 11 ações.

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande, que conta já com 145 anos de trabalho em prol da comunidade, tem 79 bombeiros, 35 viaturas e duas embarcações, tendo respondido a perto de 6.000 chamadas em 2019, dentro e fora do concelho, que representam cerca de 14% das ocorrências em toda a Região.

Em 2019, duas equipas da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande conquistaram o 2.º lugar no Concurso Nacional de Manobras nas duas categorias em que participaram, numa prova em que competiram com 28 equipas, num total de cerca de 400 bombeiros provenientes de vários pontos do país.

GaCS/SRS