Notícias • Publicado a 14, Março de 2020

Comunicado da Autoridade de Saúde Regional

1. A Autoridade de Saúde Regional informa que as análises laboratoriais relativas a um indivíduo do sexo masculino, residente na ilha de São Miguel, tiveram resultado negativo para infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença COVID-19.
 
2. Com a nova definição de caso que foi implementada hoje, 12 casos que estavam sinalizados passaram a suspeitos e já foram sujeitos a investigação laboratorial.
 
Destes, quatro obtiveram resultado negativo e oito aguardam investigação laboratorial.
 
3. Dos referidos oito casos, dois estão internados, um no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, e o outro no Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, que assume assim o seu primeiro internamento no âmbito da COVID- 19.

GaCS
 
4. O procedimento de colheita domiciliária da amostra biológica para avaliação laboratorial está em plena utilização nas ilhas de São Miguel, Faial e Terceira, o que reforça a segurança da população e o conforto das pessoas sinalizadas ou suspeitas de infeção pelo novo coronavírus.
 
As amostras biológicas são recolhidas no domicílio, transportadas para o Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira e analisadas no Serviço Especializado de Epidemiologia e Biologia Molecular, que passou a estar, nesta data, completamente autónomo para avaliação de casos negativos.
 
5. Relativamente ao voo que aterrou sexta-feira de emergência no Aeroporto das Lajes, a Autoridade de Saúde aplicou o questionário aos 124 passageiros e aos nove tripulantes.
 
Da aplicação do questionário epidemiológico, resultou que 37 passageiros e dois tripulantes cumprem agora um período de quarentena de 14 dias no respetivo hotel.
 
 
6. Foi lançado um novo site que congrega toda a informação sobre a pandemia de infeção pelo novo coronavírus (COVID-19), em http://covid19.azores.gov.pt/
 
7. O Governo dos Açores disponibiliza, desde as 17h00 de hoje, uma linha telefónica destinada especificamente a esclarecer os Açorianos sobre dúvidas, de caráter não médico, relacionadas com a situação na Região derivada da pandemia do novo coronavírus COVID-19.
 
A Linha Açores de Esclarecimento Não Médico COVID-19 tem o número 800 29 29 29 e pode ser utilizada entre as 08h00 e as 20h00, todos os dias da semana, para esclarecimentos sobre as medidas adotadas na Região para fazer face à pandemia do novo coronavírus, as quais poderão também ser colocadas através do endereço de correio eletrónico esclarecimentocovid19@azores.gov.pt.
 
Este comunicado será atualizado logo que sejam conhecidos os resultados das análises laboratoriais em falta.
 
A Autoridade Regional de Saúde reitera a necessidade de serem cumpridas todas as recomendações já tornadas públicas a este propósito, em especial a de, em caso de sintomas, não procurar um Hospital ou Unidade de Saúde, mas ligar para a Linha de Saúde Açores - 808 24 60 24.
 
Para mais informação, deve ser consultado o site criado pelo Governo dos Açores no âmbito da pandemia, em http://covid19.azores.gov.pt, ou a página de Facebook da Direção Regional da Saúde, em https://www.facebook.com/DirecaoSaudeAcores/.