Notícias • Publicado a 04, Agosto de 2020

Teresa Machado Luciano destaca ciclo de remodelação e construção de quartéis de bombeiros nos Açores

A Secretária Regional da Saúde salientou hoje, na Povoação, que o atual ciclo de remodelação e construção de quartéis de bombeiros no arquipélago vai “reforçar a prontidão e a qualidade do socorro nos Açores”.

Teresa Machado Luciano, que visitou as obras do quartel dos Bombeiros Voluntários da Povoação, em São Miguel, salientou que o ciclo de empreitadas iniciado em 2015 já beneficiou as Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Santa Maria, de Santa Cruz das Flores e das Lajes do Pico, obras já concluídas, e do Faial, onde foi assinalado o início da construção na passada semana.

A governante lembrou que o investimento e o apoio do Governo dos Açores aos Corpos de Bombeiros vão além das instalações, abarcando também a formação, o equipamento e apoios diversos para viaturas e deslocações.

O Governo dos Açores reforçou recentemente a comparticipação do transporte terrestre de doentes em ambulância em 17%, destacou a Secretária Regional, para responder ao crescimento do número de serviços prestados e ao aumento de ambulâncias e tripulações.

“Trata-se de um aumento global de 37% no âmbito da emergência pré-hospitalar, só nesta legislatura”, afirmou Teresa Machado Luciano, referindo os acréscimos de 10% registados em 2018 e em 2019.

Relativamente ao novo quartel do Corpo de Bombeiros da Povoação, salientou que este vai permitir ultrapassar constrangimentos, quer ao nível da segurança, quer da operacionalidade dos meios de socorro, agora condicionadas pela localização do quartel no centro da cidade e na margem de uma ribeira.

A titular da pasta da Proteção Civil referiu ainda que a empreitada, orçada em 2,6 milhões de euros, vai garantir, “um espaço adequado para formação e realização de exercícios” para estes profissionais, bem como para o aparcamento de todas as viaturas e abrigo dos demais equipamentos ao serviço do Corpo de Bombeiros da Povoação.

Salientou ainda que as novas instalações da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Povoação permitirão separar claramente as zonas para atividades administrativas e de suporte das áreas com carácter operacional.

“Além de promover a operacionalidade, o novo quartel vai também oferecer maior conforto aos bombeiros da Povoação”, afirmou a governante, indicando que serão criadas camaratas e instalações sanitárias para os dois sexos.

GaCS/SRS