Notícias • Publicado a 30, Agosto de 2020

COVID-19: Comunicado da Autoridade de Saúde Regional

A Autoridade de Saúde Regional informa que, decorrentes das 1.033 análises realizadas nos dois laboratórios de referência da Região nas últimas 24 horas, foram diagnosticados dois casos positivos de COVID-19 na ilha de São Miguel.

Os casos diagnosticados reportam-se a um indivíduo do sexo feminino, com 16 anos de idade, e a um indivíduo do sexo masculino, com 46 anos de idade, pertencentes ao mesmo agregado familiar, que desembarcaram na Região a 29 de agosto provenientes de território continental, tendo obtido teste de despiste ao vírus SARS-CoV-2 positivo à chegada.

Os casos apresentam situação clínica estável e foram já diligenciados, pela Delegação de Saúde Concelhia, os procedimentos definidos para caso confirmado, testagem e vigilância de contactos próximos.

De registar a saída da Região de um caso positivo, respeitante a um indivíduo do sexo masculino, de 31 anos de idade, residente no estrangeiro, à revelia das autoridades, tendo já sido diligenciados os contactos com as autoridades de saúde em território continental para acompanhamento do caso, bem como os procedimentos relativos à responsabilização judicial pelo sucedido.

Assim, até ao momento, foram detetados na Região 220 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença COVID-19, verificando-se 28 casos positivos ativos, dos quais 25 na ilha de São Miguel, dois na ilha Terceira e um na ilha do Pico.

As medidas de prevenção e contenção da pandemia devem ser mantidas e reforçadas, sempre que possível, por cidadãos e organizações públicas, privadas e do setor social.

A Autoridade de Saúde Regional reitera a necessidade de serem cumpridas todas as recomendações já tornadas públicas a este propósito, em especial a de, em caso de sintomas, não procurar um Hospital ou Unidade de Saúde, mas ligar para a Linha de Saúde Açores - 808 24 60 24.

Para mais informação deve ser consultado o site criado pelo Governo dos Açores sobre o controlo da pandemia na Região, em https://destinoseguro.azores.gov.pt/, ou a página de Facebook da Direção Regional da Saúde, em https://www.facebook.com/DirecaoSaudeAcores/.

O Governo dos Açores disponibiliza ainda a Linha Açores de Esclarecimento Não Médico COVID-19, com o número 800 29 29 29, que pode ser utilizada entre as 08h30 e as 18h30, nos dias úteis, e a Linha RIAC 800 500 501, que funciona de segunda-feira a sábado, das 09h00 às 22h30, e aos domingos, das 10h00 às 22h30.

Está disponível também o endereço de correio eletrónico esclarecimentocovid19@azores.gov.pt para esclarecimentos sobre as medidas adotadas na Região para fazer face à pandemia do novo coronavírus.

GaCS/SRS