Notícias • Publicado a 04, Setembro de 2020

Bombeiros dos Açores com formação inicial de Intervenção em Estruturas Colapsadas

O Presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) afirmou que a primeira etapa do curso inicial de Intervenção em Estruturas Colapsadas permitiu formar 71 bombeiros nesta área, abrangendo 10 corpos de bombeiros da Região.

“Os 71 elementos já formados fazem parte da primeira etapa de cursos relacionados com a busca e salvamento em estruturas colapsadas, que prepara os bombeiros para atuarem em situações, por exemplo, de sismo ou derrocada”, salientou Carlos Neves.

O Presidente do SRPCBA falava no âmbito da segunda etapa deste curso, que está a decorrer até domingo na ilha do Pico e que vai permitir formar mais 36 operacionais, dos corpos de bombeiros da Madalena, São Roque do Pico, Lajes do Pico, Horta, Velas e Calheta.

“As competências adquiridas ao longo do curso irão contribuir para a evolução e consolidação dos conhecimentos dos nossos bombeiros, especialmente na prestação de socorro e salvamento de vítimas retidas em estruturas colapsadas”, afirmou Carlos Neves.

Com a conclusão desta segunda etapa, estarão formados em busca e salvamento em estruturas colapsadas um total de 107 operacionais, de 13 corpos de bombeiros dos Açores, nomeadamente da Ribeira Grande, Vila Franca do Campo, Nordeste, Povoação, Angra do Heroísmo, Praia da Vitória, Calheta, Velas, Lajes do Pico, Madalena,  São Roque do Pico, Horta e Santa Cruz das Flores.

No plano de formação do SRPCBA deste ano está ainda prevista a realização de um curso de nível intermédio de Intervenção em Estruturas Colapsadas, que irá decorrer no final de setembro, no Centro de Formação de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (CFPCBA), na ilha Terceira.

“O objetivo final será criar equipas especializadas para atuarem em todas as ilhas e ainda a criação de duas brigadas de intervenção em busca e salvamento, estas de nível superior, localizadas em São Miguel e na Terceira, preparadas para atuar nas suas ilhas ou para serem projetadas para qualquer ilha do arquipélago em caso de necessidade”, adiantou o Presidente do SRPCBA.

Os cursos inicial e intermédio de Intervenção em Estruturas Colapsadas são ministrados por quatro formadores do SRPCBA que adquiriram formação na Universidade do Texas, nos Estados Unidos da América.

GaCS/SRPCBA/AP