Notícias • Publicado a 07, Setembro de 2020

Governo dos Açores entrega mais 22 ambulâncias aos corpos de bombeiros

A Secretária Regional da Saúde anunciou hoje que vão ser entregues durante as próximas semanas mais 22 ambulâncias a vários corpos de bombeiros dos Açores, para “reforçar o grau de prontidão e a qualidade da resposta à comunidade”.

Teresa Machado Luciano falava na ilha Terceira, na inauguração das obras de ampliação e remodelação das instalações da Secção Destacada dos Altares da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Angra do Heroísmo.

A titular da pasta da Proteção Civil afirmou que estas 22 ambulâncias se inserem num investimento global de 1,5 milhões de euros em 30 viaturas, sendo que a primeira etapa da distribuição se realizou em 2018 com a entrega de oito veículos.

De acordo com a governante, este investimento vai “reforçar a capacidade de resposta do Serviço Regional de Saúde no âmbito da emergência pré-hospitalar”, bem como do sistema de transporte terrestre de emergência médica, garantindo “a pronta e correta prestação de cuidados de saúde” a sinistrados e vítimas de doença súbita.

Na primeira etapa da renovação da frota foram entregues seis ambulâncias na ilha de São Miguel, três aos bombeiros de Ponta Delgada, uma aos Povoação, uma à corporação da Ribeira Grande e outra aos bombeiros de Vila Franca do Campo, e duas ambulâncias na ilha Terceira, uma aos bombeiros de Angra do Heroísmo e outra à corporação da Praia da Vitória.

As novas viaturas de socorro, segundo a Secretária Regional, foram atribuídas de acordo com o estado atual da frota dos corpos de bombeiros, as suas condições de operacionalidade e o universo da população que é servida por cada um deles.

As novas instalações da Secção Destacada dos Altares da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Angra do Heroísmo correspondem a um investimento de 150 mil euros, afirmou Teresa Machado Luciano, e vão garantir “melhores condições de trabalho”, bem como “aumentar a funcionalidade e a eficiência da intervenção”.

Nesse sentido, foram demolidas e reabilitadas estruturas, ampliado o edifício existente e construídas novas infraestruturas das redes elétrica e de águas, a par da reparação e pintura do edifício, permitindo que os 12 bombeiros da Secção Destacada dos Altares vejam reforçada a sua eficácia operacional e o seu grau de prontidão. 

Teresa Machado Luciano lembrou ainda que o programa de renovação das instalações dos bombeiros dos Açores, no montante global de cerca de sete milhões de euros desde 2015, se estende a todas as ilhas, salientando a ampliação dos quartéis de Santa Maria, de Santa Cruz das Flores e das Lajes do Pico, já concluída, e a construção dos novos quartéis da Povoação, em São Miguel, e do Faial, cuja primeira pedra foi lançada recentemente.

GaCS/SRS