Notícias • Publicado a 11, Setembro de 2020

Governo dos Açores entrega duas ambulâncias aos Bombeiros do Faial

A Secretária Regional da Saúde entregou duas novas ambulâncias à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Faial, meios que irão reforçar a resposta do Serviço Regional de Saúde na área da emergência pré-hospitalar e do sistema de transporte terrestre de emergência médica.

Na cerimónia de entrega das ambulâncias, que decorreu quinta-feira na Horta, Teresa Machado Luciano salientou que estas viaturas de socorro se inserem num lote de “30 ambulâncias, que representam um investimento de 1,5 milhões de euros do Governo dos Açores”.

As novas viaturas de socorro têm vindo a ser atribuídas aos corpos de bombeiros do arquipélago, de acordo com “o estado da sua frota, as suas condições de operacionalidade e o universo da população” de cada um deles, referiu a governante.

A titular da pasta da Proteção Civil afirmou que, com este reforço dos meios dos Bombeiros Voluntários do Faial, será possível melhorar a prestação de cuidados de saúde à população desta ilha, garantindo uma intervenção “rápida e eficiente” em caso de acidente ou doença súbita.

Teresa Machado Luciano lembrou que a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Faial beneficia do programa de renovação de instalações levado a cabo pelo Governo dos Açores, tendo-se iniciado recentemente a construção do novo quartel, uma empreitada orçada em três milhões de euros.

A Secretária Regional frisou que se trata de “um investimento global de cerca de sete milhões de euros, desde 2015, em várias ilhas”, apontando a ampliação dos quartéis de Santa Maria, de Santa Cruz das Flores, das Lajes do Pico e da Secção Destacada dos Altares, em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, assim como a empreitada do novo quartel da Povoação, na ilha de São Miguel.

Recentemente, a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Faial recebeu também sete aparelhos respiratórios isolantes de circuito aberto e um nebulizador para desinfeção e descontaminação das superfícies das ambulâncias, material que representa um investimento do Governo dos Açores de 134 mil euros e que está a ser distribuído por todos os corpos de bombeiros da Região.

GaCS/SRS