Galeria Fotográfica

Notícias • Publicado a 22, Setembro de 2020

Secretária Regional da Saúde entrega sete ambulâncias de socorro aos Bombeiros de São Miguel

A Secretária Regional da Saúde entregou hoje sete ambulâncias de socorro às Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários de São Miguel, concluindo assim o ciclo de renovação da frota previsto para esta ilha.

Teresa Machado Luciano, que falava na cerimónia de entrega das viaturas, em Ponta Delgada, salientou que estes veículos vão “reforçar o sistema de transporte terrestre de doentes e melhorar a resposta do dispositivo de emergência pré-hospitalar” na ilha de São Miguel.

As sete ambulâncias foram distribuídas de acordo com o estado da frota, as condições de operacionalidade e o universo da população que é servida por cada um dos corpos de bombeiros.

Assim, foram entregues duas viaturas aos Corpos de Bombeiros da Ribeira Grande e do Nordeste e uma viatura aos Corpos de Bombeiros de Ponta Delgada, Povoação e Vila Franca do Campo.

Estas viaturas fazem parte de um lote de 13, sendo que as primeiras seis foram entregues em 2018, designadamente três aos Bombeiros de Ponta Delgada e uma aos Bombeiros da Ribeira Grande, do Nordeste e da Povoação.

Teresa Machado Luciano salientou que a ilha de São Miguel conta com mais de 300 operacionais, distribuídos pelos cincos corpos de bombeiros, que contaram com um apoio do Governo dos Açores de 1,7 milhões de euros em 2019, ano em que responderam a mais de 19 mil ocorrências.

Da verba atribuída no último ano, foram direcionados 1,282 milhões de euros para o transporte de doentes, 290 mil euros para apoio a reparações, combustíveis e seguros e outras despesas associadas às viaturas, 50 mil euros para formação e 48 mil euros para aquisição de fardamento e equipamento diverso, afirmou.

Salientando que a formação é um dos eixos fundamentais do apoio às Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários, a governante lembrou que o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores está a desenvolver um programa dedicado à Intervenção em Estruturas Colapsadas, que prepara a atuação em operações de socorro e salvamento, como situações de sismo ou derrocada.

“A primeira etapa do curso inicial permitiu formar mais de 100 bombeiros nesta área, abrangendo 13 corpos da Região”, afirmou a Secretária Regional, sublinhando que “o objetivo será criar equipas especializadas em todas as ilhas e duas brigadas de intervenção em busca e salvamento de nível superior”.

Estas duas equipas deverão ficar localizadas em São Miguel e na Terceira, mas estar preparadas para atuarem em qualquer ilha do arquipélago dos Açores, acrescentou.

O Governo dos Açores investiu 1,5 milhões de euros na aquisição de 30 ambulâncias nesta legislatura, que estão a ser distribuídas pelos 17 corpos de bombeiros dos Açores.

GaCS/SRS