Notícias • Publicado a 23, Setembro de 2020

Governo dos Açores entrega ambulância de socorro e equipamentos aos Bombeiros de Santa Maria

A Secretária Regional da Saúde entregou hoje, em Vila do Porto, uma ambulância de socorro, quatro aparelhos respiratórios isolantes de circuito aberto (ARICA) e um nebulizador à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Santa Maria.

Teresa Machado Luciano salientou que estes meios permitem reforçar a “resposta em matéria de emergência pré-hospitalar e de socorro à população" da ilha de Santa Maria, garantindo uma “intervenção rápida e eficiente”.

A titular da pasta da Proteção Civil frisou que o Governo dos Açores tem procurado reforçar a parceria com as Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários através do “investimento em instalações, equipamentos e formação”.

A ambulância agora entregue insere-se no programa de renovação da frota dos bombeiros dos Açores, tendo sido adquiridas 30 viaturas de socorro, pelo valor global de 1,5 milhões de euros, que estão a ser distribuídas pelos 17 corpos da Região, de acordo com o estado da frota, as condições de operacionalidade e o universo da população servida por cada um. 

Os quatro ARICA entregues hoje à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Santa Maria são, de acordo com a governante, “mais modernos e leves”, com autonomia de cerca de 35 minutos, permitindo uma “intervenção mais eficiente” em ambientes com atmosferas contaminadas ou com deficientes concentrações de oxigénio, protegendo as vias aéreas e a face dos utilizadores.

O novo nebulizador, que se destina à desinfeção das superfícies das ambulâncias, “ganha ainda mais relevância”, segundo Teresa Machado Luciano, “no difícil contexto que atravessamos agora, de pandemia de COVID-19”.

Este equipamento enquadra-se num investimento público de 134 mil euros em 100 ARICA e 17 nebulizadores, que estão a ser distribuídos pelos corpos de bombeiros da Região, de acordo com as suas necessidades.

O programa de renovação das instalações dos corpos de bombeiros dos Açores, que representa um investimento de cerca de sete milhões de euros, iniciou-se com a ampliação do quartel de Santa Maria, já concluída, e a ampliação das instalações em Santa Cruz das Flores, nas Lajes do Pico e nos Altares, em Angra do Heroísmo.

Estão atualmente em curso as empreitadas dos novos quartéis do Faial e da Povoação, em São Miguel. 

Em 2019, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores realizou mais de 100 ações de formação destinadas a bombeiros, que totalizaram 1.105 formandos.

As ações de formação com maior participação foram as dedicadas a sistemas de informação geográfica, salvamento e desencarceramento e tripulante de ambulância de transporte ou socorro.

GaCS/SRS