Notícias • Publicado a 26, Setembro de 2020

Governo dos Açores entrega quatro ambulâncias de socorro aos Bombeiros do Pico

A Secretária Regional da Saúde entregou hoje quatro ambulâncias aos Bombeiros Voluntários da ilha do Pico, que vão reforçar a prestação de cuidados de saúde em caso de acidente ou doença súbita aos Picoenses.

Teresa Machado Luciano, que falava na cerimónia de entrega, em São Roque do Pico, frisou que a entrega destas viaturas testemunha “o empenho do Governo dos Açores na cooperação com as Associações Humanitárias”, permitindo “melhorar significativamente a resposta em emergência pré-hospitalar e reforçar as condições de trabalho”.

A governante salientou que foram inauguradas recentemente as obras de ampliação do quartel do Corpo de Bombeiros das Lajes do Pico, um investimento de 614 mil euros que tornou as instalações “mais funcionais, eficientes e sustentáveis e mais adequadas a novas áreas de intervenção e valências”.

Trata-se de um programa de melhoria das instalações dos Bombeiros dos Açores, que tem tocado as nove ilhas dos Açores, destacou Teresa Machado Luciano, salientando as empreitadas já concluídas de ampliação dos quartéis de Santa Maria e de Santa Cruz das Flores e a construção dos novos quartéis da Povoação, em São Miguel, e do Faial, no valor global de cerca de sete milhões de euros.

“O Governo dos Açores apoiou os Bombeiros do Pico em 728 mil euros em 2019”, afirmou a Secretária Regional, acrescentando que, “no período entre 2016 e 2019, este valor excede os 2,5 milhões de euros”, sendo uma fatia significativa desta verba destinada ao transporte de doentes.

O Governo dos Açores tem vindo a “renovar e a melhorar também os equipamentos utilizados pelos 17 corpos de bombeiros”, sublinhou a governante, destacando ainda o “programa de formação intensivo”, que tem vindo a preparar estes operacionais para um novo quadro de valências.

“Temos cerca de 900 operacionais que estão hoje mais bem preparados”, frisou a Secretária Regional, “graças à formação que tem vindo a ser proporcionada pelo Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores”, que atingiu, em 2019, cerca de 100 ações de formação, envolvendo 1.100 formandos das nove ilhas.

Entre 2016 e 2020, os Bombeiros do Pico acederam a 25 ações de formação, num total de 389 participações, com destaque para as áreas de Salvamento e Desencarceramento e Suporte Básico de Vida com Desfibrilhador Automático Externo.

Na cerimónia de hoje foram entregues uma ambulância de socorro ao Corpo de Bombeiros de São Roque do Pico, outra ao Corpo de Bombeiros das Lajes do Pico e duas ao Corpo de Bombeiros da Madalena, tendo em consideração o estado das respetivas frotas, o seu grau de operacionalidade e o universo da população que servem. 

A ilha do Pico conta com mais de 80 bombeiros, que responderam em 2019 a mais de 2.700 ocorrências.