Notícias • Publicado a 28, Setembro de 2020

Secretária Regional da Saúde entrega novas ambulâncias de socorro aos Bombeiros de São Jorge

A Secretária Regional da Saúde entregou hoje duas ambulâncias aos Bombeiros Voluntários da ilha de São Jorge, reforçando deste modo os meios da emergência pré-hospitalar nesta ilha.

Teresa Machado Luciano, que falava na cerimónia de entrega, nas Velas, afirmou que as novas viaturas de socorro são “um contributo do Governo dos Açores para a renovação da frota dos Bombeiros de São Jorge”, a fim de “melhorar a operacionalidade dos meios, a eficiência da resposta e também as condições de trabalho”.

As novas ambulâncias, que ficarão sediadas uma nas Velas e outra na Calheta, vão ainda reforçar a “prestação de cuidados aos Jorgenses em situação de emergência, como sejam acidentes ou doença súbita”, destacou a governante.

A titular da pasta da Proteção Civil revelou que, em 2019, “o Executivo apoiou com mais de 402 mil euros os dois corpos de bombeiros de São Jorge”, verba direcionada, na sua maior parte, para o transporte de doentes.

A formação tem sido outra área prioritária de investimento, sendo que os Bombeiros da ilha de São Jorge acederam a 22 ações, entre 2016 e 2020, no total de 338 participações, destacando-se os cursos dedicados ao Suporte Básico de Vida com Desfibrilhador Automático Externo, ao Salvamento e Desencarceramento e a Sistemas de Informação Geográfica.

A Secretária Regional lembrou ainda que foram desenvolvidas diversas iniciativas para melhoria das condições de trabalho dos cerca de 900 bombeiros dos Açores, desde a ampliação, renovação e construção de quartéis, no valor global de sete milhões de euros, ao aumento do vencimento dos cerca de 300 bombeiros assalariados, de 13,5% em 2020 e que irá registar nova subida em 2021.

Também a comparticipação pelo transporte terrestre de doentes sofreu novo acréscimo, de 17% em 2020, sublinhou Teresa Machado Luciano, após aumentos de 10% em 2018 e em 2019, respondendo ao número crescente de solicitações resultante do crescimento da atividade assistencial nas Unidades de Saúde de Ilha e nos Hospitais da Região.

Com o propósito de melhorar o sistema de emergência pré-hospitalar, o Governo dos Açores investiu, nesta legislatura, cerca de 1,5 milhões de euros na aquisição de 30 ambulâncias de socorro, sendo que já foram distribuídas 27 viaturas a 14 corpos de bombeiros da Região.

GaCS/SRS