Notícias • Publicado a 10, Novembro de 2020

COVID-19: Comunicado da Autoridade Regional de Saúde

A Autoridade de Saúde Regional informa que, decorrentes das análises realizadas na Região, foram diagnosticados nas últimas 24 horas 23 casos positivos de COVID-19, sendo 19 na ilha de São Miguel e quatro na ilha Terceira, e registada uma recuperação na ilha Terceira.

Assim, no âmbito do rastreio de quem chega à Região, foram diagnosticados oito casos positivos na ilha de São Miguel, tendo sete sido detetados através de teste de despiste ao SARS-CoV-2 realizado à chegada e um através da análise realizada após o sexto dia.

Foram diagnosticados um indivíduo do sexo feminino, de 21 anos de idade, não residente na Região, proveniente de ligação aérea com outro país europeu, e cinco indivíduos do sexo masculino provenientes de ligação com território continental português, sendo três não residentes na Região, com idades compreendidas entre 22 e 37 anos, e dois residentes, de 21 e 35 anos.

Foram também detetados dois casos positivos que chegaram à Região por via marítima, referentes a indivíduos do sexo masculino, de 21 e 67 anos, sendo que o primeiro apresentou teste de despiste negativo à chegada, tendo a análise realizada após o sexto dia produzido resultado positivo, enquanto o segundo efetuou teste à chegada com resultado positivo.

Foi ainda detetado um resultado positivo, referente a um indivíduo do sexo feminino, de 25 anos, residente na Região, que, tendo apresentado documentação comprovativa de infeção e posterior recuperação, não será considerado um caso positivo ativo.

No âmbito das cadeias de transmissão em investigação epidemiológica em São Miguel foram identificados 10 casos.

No contexto da investigação epidemiológica relacionada com um estabelecimento de diversão em Ponta Delgada foram diagnosticados sete casos, designadamente quatro indivíduos do sexo feminino, com idades compreendidas entre 29 e 85 anos, e três indivíduos do sexo masculino, com idades compreendidas entre 52 e 67 anos.

Na ilha de São Miguel foram ainda diagnosticados três indivíduos do sexo feminino, com idades compreendidas entre 16 e 64 anos, relacionados com a cadeia de transmissão em investigação epidemiológica centrada na Ribeira Grande.

Foi também diagnosticado com COVID-19, na ilha de São Miguel, um indivíduo do sexo feminino, de 35 anos de idade, residente na Região, contacto próximo de alto risco de um caso positivo identificado a 7 de novembro na ilha de São Jorge.

Na ilha Terceira foi detetado um caso positivo, referente a um indivíduo do sexo feminino, de 68 anos de idade, contacto próximo de alto risco de um caso reportado a 8 de novembro.

Foram ainda detetados três casos positivos através de rastreio em contexto laboral, em laboratório privado, referentes a um indivíduo do sexo feminino, de 42 anos, e dois indivíduos do sexo masculino, de 39 e 63 anos.

Importa referir que um caso positivo reportado a 5 de novembro, referente a um indivíduo do sexo feminino, de 26 anos, na ilha de São Miguel, apresentou documentação comprovativa de infeção e posterior recuperação, pelo que já não é considerado ativo na Região.

Também um indivíduo do sexo masculino, de 20 anos, diagnosticado na ilha de São Miguel, cumprindo os critérios de recuperação em território continental, saiu da Região.

Acresce referir que foi registada a recuperação de um indivíduo do sexo masculino, de cinco anos, na ilha Terceira, elevando para 244 o número de casos recuperados na Região.

Assim, até ao momento, foram detetados na Região 507 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença COVID-19, verificando-se atualmente 179 casos positivos ativos, dos quais 141 na ilha de São Miguel, 20 na ilha Terceira, um na ilha Graciosa, seis na ilha de São Jorge, seis na ilha do Pico, três na ilha do Faial, um na ilha de Santa Maria e um na ilha das Flores.

As medidas de prevenção e contenção da pandemia devem ser mantidas e reforçadas, sempre que possível, por cidadãos e organizações públicas, privadas e do setor social.

A Autoridade de Saúde Regional reitera a necessidade de serem cumpridas todas as recomendações já tornadas públicas a este propósito, em especial a de, em caso de sintomas, não procurar um Hospital ou Unidade de Saúde, mas ligar para a Linha de Saúde Açores - 808 24 60 24.

Para mais informação deve ser consultado o site criado pelo Governo dos Açores sobre o controlo da pandemia na Região, em https://destinoseguro.azores.gov.pt/, ou a página de Facebook da Direção Regional da Saúde, em https://www.facebook.com/DirecaoSaudeAcores/.

O Governo dos Açores disponibiliza ainda a Linha Açores de Esclarecimento Não Médico COVID-19, com o número 800 29 29 29, que pode ser utilizada entre as 08h30 e as 18h30, nos dias úteis, e a Linha RIAC 800 500 501, que funciona de segunda-feira a sábado, das 09h00 às 22h30, e aos domingos, das 10h00 às 22h30.

Está disponível também o endereço de correio eletrónico esclarecimentocovid19@azores.gov.pt para esclarecimentos sobre as medidas adotadas na Região para fazer face à pandemia do novo coronavírus.

GaCS/SRS