Notícias • Publicado a 03, Dezembro de 2020

COVID-19: Comunicado da Autoridade Regional de Saúde

Nas últimas 24 horas foram diagnosticados nos Açores 42 novos casos positivos de Covid-19, sendo 29 em São Miguel e 13 na ilha Terceira, decorrentes de 1.276 análises realizadas nos dois laboratórios de referência da Região e oito análises positivos decorrentes de análises em laboratório privado.

SÃO MIGUEL

– 18 casos no contexto das cadeias de transmissão anteriormente identificadas, um novo caso por aferir, quatro novos casos resultantes de uma nova cadeia de transmissão em Ponta Delgada, quatro novos casos resultantes de uma nova cadeia comum entre Ponta Delgada e Ribeira Grande, e quatro novos casos resultantes de outra nova cadeia na Ribeira Grande.

ILHA TERCEIRA

– Quatro novos casos no contexto das cadeias de transmissão anteriormente identificadas, quatro novos casos por aferir, dois novos casos resultantes de uma nova cadeia de transmissão na Praia da Vitória, e três novos casos de residentes em Angra do Heroísmo, com histórico de viajem ao exterior da Região e que positivaram ao 6º dia.

RECUPERAÇÕES

Foram registadas 54 recuperações, sendo seis na ilha Terceira (três na Praia da Vitória e três em Angra do Heroísmo), uma no Faial, e 47 em S. Miguel (sete na Lagoa, 32 em Ponta Delgada, cinco na Povoação e três na Ribeira Grande).

SITUAÇÃO ATUAL NA REGIÃO

- A Região conta agora com 41 cadeias de transmissão ativas, sendo uma nova na Terceira (Praia da Vitória) e outras três novas cadeias em São Miguel (P. Delgada/Vila Franca, Ponta Delgada/Ribeira Grande e outra na Ribeira Grande.

Por ilhas, S. Miguel, tem 29 cadeias de transmissão ativas, a Terceira conta com 10, há uma no Pico e uma última, partilhada S. Miguel/S. Jorge. Está dada como extinta a cadeia P. Delgada/Lagoa, elevando para 18, as cadeias de transmissão extintas em toda a Região.

Existem à data de hoje 355 casos positivos ativos, sendo 223 em S. Miguel, 127 na Ilha Terceira, dois no Pico, um no Faial e dois nas Flores.

- Foram detetados até hoje 1.104 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença COVID-19, verificando-se 18 óbitos e 648 casos recuperações.

Regista-se o internamento de 18 indivíduos à data de hoje, sendo sete no Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, 10 no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira (dois dos quais em cuidados intensivos) e um no Hospital da Horta.

As medidas de prevenção e contenção da pandemia devem ser mantidas e reforçadas, sempre que possível, por cidadãos e organizações públicas, privadas e do setor social.

É reiterada a necessidade de serem cumpridas todas as recomendações já tornadas públicas a este propósito, em especial a de, em caso de sintomas, não procurar um Hospital ou Unidade de Saúde, mas ligar para a Linha de Saúde Açores – 808 24 60 24.

Para mais informação deve ser consultado o site criado pelo Governo dos Açores sobre o controlo da pandemia na Região, em https://destinoseguro.azores.gov.pt/, ou a página de Facebook da Direção Regional da Saúde, em https://www.facebook.com/DirecaoSaudeAcores/.

O Governo dos Açores disponibiliza ainda a Linha Açores de Esclarecimento Não Médico COVID-19, com o número 800 29 29 29, que pode ser utilizada entre as 08h30 e as 18h30, nos dias úteis, e a Linha RIAC 800 500 501, que funciona de segunda-feira a sábado, das 09h00 às 22h30, e aos domingos, das 10h00 às 22h30.

Está disponível também o endereço de correio eletrónico esclarecimentocovid19@azores.gov.pt para esclarecimentos sobre as medidas adotadas na Região para fazer face à pandemia do novo coronavírus.