Notícias • Publicado a 09, Janeiro de 2021

COVID-19: Comunicado da Autoridade de Saúde Regional

Nas últimas 24 horas foram diagnosticados nos Açores 60 novos casos positivos de Covid-19, sendo 52 em S. Miguel, sete na Terceira e um nas Flores, resultantes de 1.694 análises realizadas nos laboratórios de referência da Região e de um número indeterminado realizado em laboratórios privados.

SÃO MIGUEL – 52 NOVOS CASOS POSITIVOS

- 10 relacionados com cadeias de transmissão anteriormente identificadas;

- 17 por aferir;

- 2 residentes com histórico de viagem e análise de rastreio ao sexto dia;

- 17 resultantes de seis novas cadeias de transmissão apuradas nas últimas 24 horas, sendo cinco na Ribeira Grande – duas com três elementos, uma com seis elementos e duas com dois elementos cada; uma em Vila Franca do Campo, com um elemento;

- 6 resultantes do rastreio em curso nas escolas de Vila Franca do Campo e Rabo de Peixe.

TERCEIRA – 7 NOVOS CASOS POSITIVOS

- 4 relacionados com cadeias de transmissão anteriormente identificadas;

- 2 por aferir;

- 1 residente com histórico de viagem e análise de rastreio ao sexto dia;

FLORES – 1 NOVO CASO POSITIVO

- 1 residente com histórico de viagem e análise de rastreio ao sexto dia.

RECUPERAÇÕES – 30

- 26 em S. Miguel - uma na Lagoa, cinco em Ponta Delgada, 13 na Ribeira Grande e sete em Vila Franca do Campo;

- 3 na Terceira - em Angra do Heroísmo;

1 nas Flores - nas Lajes das Flores.

SITUAÇÃO ATUAL NA REGIÃO:

INTERNAMENTOS – 21

- 18 em S. Miguel - Hospital do Divino Espírito Santo em Ponta Delgada (três em UCI);

- 3 na Terceira - Hospital de Santo Espírito em Angra do Heroísmo (dois dos quais em UCI).

CADEIAS DE TRANSMISSÃO ATIVAS – 91

- 80 em S. Miguel;

- 9 na Terceira;

- 2 em S. Jorge - a existência de uma cadeia ativa em S. Jorge, onde à data de hoje não existem cados positivos, deve-se ao facto de o último elemento que integra esta cadeia ter sido evacuado para o Hospital de Santo Espírito da Terceira, prevendo-se que a situação seja temporária;

-1 no Faial. 

EXTINTAS – 105 (a última das quais em Angra do Heroísmo nas últimas 24 horas).

- Existem presentemente 651 casos positivos ativos na Região, sendo 601 em São Miguel, 44 na Terceira, três nas Flores e três no Faial.

- Foram detetados até hoje 2.490 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença COVID-19, verificando-se 22 óbitos e 1.722 recuperações.

As medidas de prevenção e contenção da pandemia devem ser mantidas e reforçadas, sempre que possível, por cidadãos e organizações públicas, privadas e do setor social.

É reiterada a necessidade de serem cumpridas todas as recomendações já tornadas públicas a este propósito, em especial a de, em caso de sintomas, não procurar um Hospital ou Unidade de Saúde, mas ligar para a Linha de Saúde Açores – 808 24 60 24.

Para mais informação deve ser consultado o site criado pelo Governo dos Açores sobre o controlo da pandemia na Região, em https://destinoseguro.azores.gov.pt/  ou a página de Facebook da Direção Regional da Saúde, em https://www.facebook.com/DirecaoSaudeAcores/.

O Governo dos Açores disponibiliza ainda a Linha Açores de Esclarecimento Não Médico COVID-19, com o número 800 29 29 29, que pode ser utilizada entre as 08h30 e as 18h30, nos dias úteis, e a Linha RIAC 800 500 501, que funciona de segunda-feira a sábado, das 09h00 às 22h30, e aos domingos, das 10h00 às 22h30.

Está disponível também o endereço de correio eletrónico esclarecimentocovid19@azores.gov.pt  para esclarecimentos sobre as medidas adotadas na Região para fazer face à pandemia do novo coronavírus.