Notícias • Publicado a 13, Janeiro de 2021

COVID-19: Comunicado da Autoridade Regional de Saúde

Nas últimas 24 horas foram diagnosticados nos Açores 64 novos casos positivos de Covid-19, sendo 60 em S. Miguel, três nas Flores e um na Terceira, resultantes de 1.569 análises realizadas nos laboratórios de referência da Região e de um número indeterminado em laboratórios privados.

S. MIGUEL – 60 NOVOS CASOS POSITIVOS em contexto de transmissão comunitária;

FLORES -3 NOVOS CASOS de viajantes não residentes com análises de rastreio ao sexto dia;

TERCEIRA – 1 NOVO CASO POSITIVO em contexto de transmissão comunitária.

RECUPERAÇÕES – 22

- 17 em S. Miguel, dos quais 11 na Ribeira Grande, quatro em Vila Franca do Campo e dois em Ponta Delgada;

- 5 na Terceira, dos quais dois na Praia da Vitória e três em Angra do Heroísmo;

- Dois casos positivos anteriores, com histórico de viagem ao exterior da Região e análise positiva ao sexto dia, apresentaram documentação comprovativa de anterior infeção e respetiva recuperação, deixando de contar como casos ativos na Região.

SITUAÇÃO ATUAL NA REGIÃO:

INTERNAMENTOS – 28

- 24 em S. Miguel - no Hospital do Divino Espírito Santo (cinco em UCI);

- 4 na Terceira - no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira (um em UCI);

- ÓBITO – Registo de um óbito no dia 12 de janeiro, de um homem de 66 anos, internado na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira.

CADEIAS DE TRANSMISSÃO:

ATIVAS – 2

- 1 em S. Jorge - o último elemento que integra esta cadeia foi evacuado para o Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, prevendo-se que a situação seja temporária;

- 1 no Faial.

EXTINTAS – 193

- Existem presentemente 879 casos positivos ativos na Região, sendo 839 em S. Miguel, 33 na Terceira, dois no Faial e cinco nas Flores.

- Foram detetados até hoje 2.845 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença COVID-19, verificando-se 23 óbitos e 1.846 recuperações.

As medidas de prevenção e contenção da pandemia devem ser mantidas e reforçadas, sempre que possível, por cidadãos e organizações públicas, privadas e do setor social.

É reiterada a necessidade de serem cumpridas todas as recomendações já tornadas públicas a este propósito, em especial a de, em caso de sintomas, não procurar um Hospital ou Unidade de Saúde, mas ligar para a Linha de Saúde Açores – 808 24 60 24.

Para mais informação deve ser consultado o site criado pelo Governo dos Açores sobre o controlo da pandemia na Região, em https://destinoseguro.azores.gov.pt/ ou a página de Facebook da Direção Regional da Saúde, em https://www.facebook.com/DirecaoSaudeAcores/.

O Governo dos Açores disponibiliza ainda a Linha Açores de Esclarecimento Não Médico COVID-19, com o número 800 29 29 29, que pode ser utilizada entre as 08h30 e as 18h30, nos dias úteis, e a Linha RIAC 800 500 501, que funciona de segunda-feira a sábado, das 09h00 às 22h30, e aos domingos, das 10h00 às 22h30.

Está disponível também o endereço de correio eletrónico esclarecimentocovid19@azores.gov.pt para esclarecimentos sobre as medidas adotadas na Região para fazer face à pandemia do novo coronavírus.