Notícias • Publicado a 21, Abril de 2021

Registados 24 novos casos e 22 recuperações nos Açores

Nas últimas 24 horas foram diagnosticados nos Açores 24 novos casos positivos de covid-19,resultantes de 2.413 análises realizadas nos laboratórios de referência da Região. 

NOVOS CASOS POR ILHA - 22 no total

São Miguel - 22 (21 em contexto de transmissão comunitária e 1 viajante, não residente, proveniente de voo de Portugal continental, com teste positivo ao 6.º dia)

Santa Maria - 2 (1 refere-se a passageiro proveniente de Boston, que testou positivo ao 12.º dia e o outro caso é relativo a passageiro proveniente de São Miguel, que também testou positivo ao 12.º dia)

RECUPERAÇÕES - 22, todas em São Miguel

INTERNAMENTOS - 14 no total

HDES - 13 (dos quais 4 em Unidade de Cuidados Intensivos)

HSEIT - 1 em Unidade de Cuidados Intensivos

VIGILÂNCIAS ATIVAS - 1.421 pessoas 

Após a identificação inicial como caso positivo, revelado no comunicado de 14/4/2021, de um indivíduo residente em Vila Franca do Campo (São Miguel), mas que se revelou posteriormente ser falso positivo, deixou de contar como positivo.

No decurso da investigação epidemiológica procedeu-se à realocação de três casos positivos, nomeadamente um caso que se encontrava alocado na freguesia da Fajã de Baixo, mas que se encontra na freguesia de Ponta Delgada (São Pedro); outro caso positivo que se encontrava alocado à freguesia dos Arrifes, mas que se encontra na freguesia de Ponta Delgada (São Pedro) e por fim, um caso positivo que se encontrava alocado à freguesia Ribeira Seca, mas que se encontra na freguesia Ribeira Grande (Matriz). 

No seguimento de alta de dois internados no Hospital Santo Espírito da Ilha Terceira, procedeu-se à realocação destes dois casos positivos, da freguesia de Angra (Santa Luzia), concelho de Angra do Heroísmo para a freguesia da Praia da Vitória (Santa Cruz), concelho da Praia da Vitória.      

À data de hoje a Região conta com 316 casos positivos ativos, sendo 300 em São Miguel, sete na Terceira, sete em Santa Maria, um nas Flores e um no Faial. Desde o início da pandemia foram diagnosticados 4.731 casos positivos de Covid-19 nos Açores, tendo recuperado da doença 4.264 pessoas. Faleceram 31, saíram do arquipélago 77 e 43 apresentaram prova de cura anterior.  

Estão ativas duas cadeias de transmissão, uma partilhada entre São Miguel e uma na Terceira. Foram extintas, até ao presente, 199 cadeias de transmissão.  

Desde o início da pandemia realizaram-se nos Açores 430.774 análises para despiste do vírus SARS-CoV-2, que causa doença covid-19.  A ilha de São Miguel encontra-se em nível de Alto Risco, sujeita a medidas de contenção correspondentes a este nível de risco. Mais informações podem ser obtidas online em: https://covid19.azores.gov.pt/ e na página de Facebook da Direção Regional da Saúde: https://www.facebook.com/DirecaoSaudeAcores 

Desde 31 de dezembro de 2020 e até 18 de abril corrente, 66.557 pessoas com 15 ou mais anos foram vacinadas no arquipélago, 46.165 com a primeira dose e 20.392 com a segunda, no âmbito da primeira fase do Plano Regional de Vacinação. Mais informação em: https://vacinacao-covid19.azores.gov.pt.