Notícias • Publicado a 06, Julho de 2021

Registados 11 novos casos, 18 recuperações e um óbito nos Açores

Nas últimas 24 horas foram diagnosticados nos Açores 11 novos casos positivos de covid-19 resultantes de 5.954 análises realizadas nos laboratórios de referência da Região - no período entre 25 de junho e 1 de julho verificaram-se alguns constrangimentos a nível informático, que dificultaram a informatização dos resultados dos testes de despiste ao SARS-CoV-2. Procede-se agora à atualização do total de análises processadas no arquipélago.

NOVOS CASOS POR ILHA - 11 no total

. São Miguel - 6 (todos em contexto de transmissão comunitária)

. São Jorge - 2 (casos referentes a rastreio de 6.º dia, a dois viajantes, não residentes)

. Pico - 1 (caso resultante de rastreio à chegada a um viajante, não residente)

. Faial - 1 (residente que testou positivo no rastreio de 6.º dia)

. Flores - 1 (caso resultante de rastreio à chegada, a um viajante, não residente)

RECUPERAÇÕES - 18

Um dos casos reportados anteriormente para Santa Maria, com história de ligação aérea interilhas, cujo teste de despiste ao SARS-CoV-2, produziu resultado positivo, apresentou documentação comprovativa de uma anterior infeção e respetiva recuperação, não sendo considerado caso ativo na Região.

INTERMANETOS - 7 (todos no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, nenhum em UCI)

VIGILÂNCIAS ATIVAS - 2.133 pessoas

 

Considerando que um dos casos reportados ontem na ilha Terceira - concelho da Praia da Vitória, freguesia do Cabo da Praia, referente a um rastreio do 6.º dia a viajante interilhas, é o mesmo caso reportado anteontem na ilha de São Miguel, concelho de Ponta Delgada, freguesia da Fajã de Cima, por ser esta a informação que à data constava na plataforma covid-19, anulou-se o registo do caso em São Miguel, passando apenas a contar como caso da Praia da Vitória (onde se encontra).

 

Registou-se um óbito durante o dia de ontem, de um doente internado no Hospital do Divino Espírito Santo em Ponta Delgada, do sexo masculino, de 51 anos, residente nas Calhetas, Ribeira Grande. O homem em causa morreu devido a falência de órgãos, ou sistema, do qual padecia de doença crónica. No caso em apreço o certificado de óbito não coloca como causa direta da morte complicações decorrentes de infeção por SARS-CoV-2, apesar de o doente em causa apresentar também a mesma.

O arquipélago conta presentemente com 300 casos positivos ativos, sendo 285 em São Miguel, cinco na Terceira, três no Pico, dois na Graciosa, dois em São Jorge, dois no Faial e um nas Flores. Foi extinta uma cadeia de transmissão local primária no Faial, existindo agora duas cadeias do género ativas no arquipélago, uma no Faial e outra no Pico. Até ao presente foram extintas 204 em todas as ilhas. 

Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 6.499 casos positivos de Covid-19, tendo recuperado da doença 6.025 pessoas. Faleceram 34, saíram do arquipélago 83 e 57 apresentaram prova de cura anterior. Até ao presente realizaram-se 585.049 análises para despiste do vírus SARS-CoV-2, que causa doença covid-19.

Desde 31 de dezembro de 2020 e até 30 de junho passado, foram administradas nos Açores 224.012 doses de vacinas contra a covid-19, havendo 124.738 pessoas com, pelo menos, uma dose (51,4% da população) e 99.274 pessoas com vacinação completa (40,9%), no âmbito do Plano Regional de Vacinação.