Notícias • Publicado a 18, Agosto de 2021

Registados 33 novos casos e 38 recuperações nos Açores

Nas últimas 24 horas foram diagnosticados nos Açores 41 novos casos positivos de covid-19 decorrentes de 1.358 análises realizadas nos laboratórios de referência da Região e uma em laboratório privado não convencionada. 

NOVOS CASOS POR ILHA - 41 no total

. São Miguel - 33 (todos os casos correspondem a transmissão comunitária)

. Terceira - 2 (contexto de transmissão comunitária)

. Faial - 4 (todos por aferir, sendo que dois correspondem a viajantes, não residentes)

. São Jorge - 1 (integra a cadeia de transmissão local primária pré-existente)

. Graciosa - 1 (ligado a uma das cadeias pré-existentes) 

RECUPERAÇÕES - 38

 

Dois casos anteriormente reportados, nas freguesias de São José e Relva, ambas do concelho de Ponta Delgada, apresentaram documentação comprovativa de uma infeção anterior e respetiva recuperação, deixando por este motivo de contar como casos ativos. 

 

INTERNAMENTOS - 11 no total

. 10 no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada (com 2em Unidade de Cuidados Intensivos)

. 1 no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira

VIGILÂNCIAS ATIVAS - 1.441 pessoas

No decurso da investigação epidemiológica, foi verificado que em São Miguel, um caso positivo, inicialmente alocado na freguesia de Capelas, concelho Ponta Delgada, se encontra a residir na freguesia de Fajã de Cima, concelho de Ponta Delgada. 

O arquipélago regista presentemente 457 casos positivos ativos, sendo 383 em São Miguel, 29 na Terceira, 18 em São Jorge, 12 no Faial, sete em Santa Maria, sete na Graciosa e um no Pico.  

Estão ativas sete cadeias de transmissão local primária em todo o arquipélago, sendo duas no Pico, uma em São Jorge, uma em Santa Maria, duas na Graciosa e uma partilhada entre Faial e São Jorge. Até ao presente foram extintas 225 em todas as ilhas. 

Após análise dos óbitos ocorridos na Região, verificou-se a existência de duas incorreções, promovendo a alteração do número de óbitos por sexo e a distribuição por grupos etários. Os dados apresentados no boletim de hoje encontram-se corrigidos.     

Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 8.431 casos positivos de Covid-19, tendo recuperado da doença 7.775 pessoas. Faleceram 39, saíram do arquipélago 89 e 71 apresentaram prova de cura anterior. Até ao presente realizaram-se 667.555 análises para despiste do vírus SARS-CoV-2 que causa doença covid-19.  

Desde 31 de dezembro de 2020 e até 16 de agosto, foram vacinadas nos Açores 167.580 pessoas com a primeira dose (67,9 por cento) e 152.369 com vacinação completa (64,4 por cento), no âmbito do Plano Regional de Vacinação.